auleena/Shuttertsock

Além de causar dores, desconfortos e até mesmo incômodo estético, o aparelho ortodôntico, essencial para a correção dos dentes, ainda pode provocar outro problema: o mau hálito. O odor ruim na boca ocorre basicamente por uma dificuldade maior na limpeza quando se usa o aparelho. Além disso, os ferrinhos podem descamar a mucosa bucal, o que também contribui para a condição.

Como evitar mau hálito com aparelho fixo

kurhan/Shutterstock

O acúmulo de bactérias que acontece de maneira mais intensa entre as peças dos aparelhos ortodônticos é o principal causador não somente de halitose, mas como também de cáries e outras doenças. Por isso, realizar uma higienização com um profissional de tempos em tempos é importante para evitar os problemas.

Além disso, quem usa aparelho fixo deve dar atenção extra à escovação e ao uso de fio dental, justamente por que os restos de alimentos tendem a ficar mais presos entre os dentes e provocar o mau hálito.

Como escovar os dentes usando aparelho

Rasulov/Shutterstock

Você pode continuar usando a escova normal ou uma específica para quem usa aparelho ortodôntico, que facilita a chegada das cerdas aos pontos de difícil acesso. É importante que ela tenha cerdas macias para não agredir a gengiva e causar retração, problema irreversível que compromete o sorriso.

Escove os dentes de cima para baixo e, depois, de baixo para cima. Isso ajuda a retirar partículas de comida presas nos bráquetes. Não se esqueça de fazer a esfregação da face inferior dos dentes superiores e das faces superiores da arcada inferior, além da parte posterior dos dentes. Se sentir necessidade, escove bráquetes mais sujos separadamente.

Higiene bucal: 

Fonte: Bolsa de Mulher