Dados de uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojista (CNDL) nesta quarta-feira (15) apontam que apenas 36,4% das mulheres casadas dizem que as responsabilidades com os filhos e a casa são igualmente distribuídas entra elas e o companheiro.

Enquanto isso, 57,7%  das entrevistadas casadas dizem que são as principais responsáveis por estas mesmas responsabilidades.

Responsabilidades domésticas desiguais

Quando o assunto é a conservação do lar, 75,8% das mulheres dizem que são as principais responsáveis pela limpeza da casa onde moram, enquanto apenas 8,9%  delas dizem que a tarefa não tem um responsável fixo.

Ou seja, as mulheres continuam sendo consideradas as principais responsáveis pelas tarefas domésticas.

Na entrevista, 70,8% das mulheres afirmam que são as principais responsáveis pela arrumação da casa em que moram. Entre as casadas, 80,8%  afirma a mesma coisa, ou seja, o número cresce em 10%.

E esta não é a única tarefa que é majoritariamente exercida por mulheres. 69,5% delas apontaram que são as responsáveis pelos cuidados com as roupas, 66,5% pela limpeza e 66,2% pelo preparo das refeições.

Mulheres sobrecarregadas

Praticamente 6 em cada 10 mulheres casadas/união estável se sentem sobrecarregadas. Entre elas, mais de 25%  já conversaram com maridos, que disseram que iriam começar a ajudar, mas não mudaram.

Em seguida, 22,3% dizem que nunca conversaram com o companheiro porque acreditam que todas estas tarefas são de fato responsabilidade dela.

Cuidado com os filhos

Além das tarefas domésticas, os cuidados com os filhos também são majoritariamente femininos. Apenas 16% das mulheres disseram que dividem tarefas como dar banho nos filhos, ajudar na lição de casa e levar ao médico com seus maridos e só 0,3% delas afirma que os maridos são os principais responsáveis por estas atividades.

Para a pesquisa, foram entrevistadas mulheres autônomas, funcionárias de empresas privadas e públicas, donas de casa, entre outras.

Fonte: Bolsa de Mulher