Ramon L. Farinos/Shutterstock

Mulheres que já decidiram engravidar e começam a planejar o momento podem sofrer com certa ansiedade a cada ciclo menstrual, na expectativa de, finalmente, descobrir que está esperando um bebê. Neste período é normal se perguntar até quantos meses é normal demorar para conseguir engravidar.

Quanto tempo demora para engravidar

Izdebska Karolina/Shutterstock

Diversos fatores estão relacionados à fertilidade e não é possível determinar de maneira exata o tempo que leva para a gravidez acontecer, mas algumas estatísticas científicas ajudam a jogar luz sobre a dúvida.

Se você e seu parceiro não usam qualquer método contraceptivo, é normal não engravidar em até um ano de tentativa. Um casal saudável tem entre 20% e 30% de chance de engravidar em um ciclo menstrual, sendo que cerca de 85% tem sucesso em doze meses de tentativas frequentes.

Fatores que têm impacto sobre a fertilidade

Substância de maquiagem pode prejudica o feto: o que a grávida deve ver no rótulo?

Thinkstock

Entre os principais fatores que determinam a facilidade para engravidar está a idade da mulher. Quando a mulher completa 30 anos, a reserva de óvulos cai drasticamente. Após os 35, ela terá esgotado 90% da reserva e, aos 40, restará apenas 3% do seu estoque.

Além da idade, alimentação, estresse, estilo de vida e frequência das relações sexuais estão entre os motivos que podem facilitar ou dificultar a fertilidade. Doenças crônicas e problemas na saúde reprodutiva também podem estar relacionados, mas em menor escala.

Vida de gestante: 

Fonte: Bolsa de Mulher