Se você “capricha” no desodorante em spray antes de sair de casa, deve ter passado inúmeras vezes pela situação muito chata de ficar com a pele da axila esbranquiçada. Quem nunca? A ex-BBB Munik também foi “vítima” do problema e este pequeno detalhe chamou atenção de seus seguidores em uma selfie dela publicada no Instagram. Mas, por que o produto fica branco em contato com a pele e como fazer para evitar a mancha? Dermatologista consultado pelo Bolsa de Mulher explica agora.

Por que acontece 

Passar o desodorante em spray logo após o banho ou, ao longo do dia, para reforçar a fragrância e a atuação do produto faz parte do ritual de muita gente. Apesar de ser um cuidado de higiene, muitas vezes, após algumas borrifadas, o desodorante deixa uma mancha na pele e até esfarela.

De acordo com o dermatologista e consultor da Netfarma.com.br, Gabriel Sampaio, o surgimento da mancha branca se dá por conta de um componente na formulação dos produtos com ação anti-transpirante. Nesta fórmula é incluído um sal chamado cloreto de alumínio, que atua justamente na obstrução dos canais que liberam a transpiração.

“Esse sal funciona como um pó que obstrui os ductos”, explica o especialista.

Outros tipos de desodorante, como roll-on e líquido, também são capazes de esbranquiçar a pele. Mas o formato em spray tem mais probabilidade, já que o jato do aerossol não sai de forma homogênea.

“Os produtos que têm venda livre no mercado podem ter até 25% de cloreto de alumínio. Mas há fórmulas com concentrações menores, de até 15%”.

O especialista destaca que o fato de o produto ser novo ou ter determinada fragrância não interfere na condição de ele esbranquiçar ou não sua pele. Caso você não se sinta adaptada a uma fórmula, vale a pena testar outros produtos até achar o mais confortável para você.

Como evitar 

Alguns cuidados na aplicação do desodorante podem evitar o aspecto esbranquiçado das axilas. Segundo o dermatologista, 3 cuidados básicos com a concentração e a proximidade do frasco em relação à pele podem ajudar a evitar essa “gafe”:

  1. Agite bem o frasco: isto fará com que a fórmula fique mais dispersa;
  2. Mantenha o desodorante a 10 cm da sua pele: se você aplicar o produto com uma distância muito pequena da axila, a concentração certamente será maior;
  3. Dê duas borrifadas por axila: apesar de ser comum “tomarmos banho” de desodorante, esta é a quantidade recomendada pelo dermatologista.

E se a roupa ficar manchada? 

Se por um descuido a sua roupa também ficar manchada de desodorante, um truque bem prático pode te ajudar a solucionar o problema: use um lencinho umedecido sobre a mancha.

Outra opção é passar um pedaço de tecido de

, como explica a blogueira Marina Smith, do blog 2beauty.

Se você tiver mais tempo livre, passe água no local, com o cuidado de não deixar o tecido “duro” e espere secar antes de colocar a roupa de novo.

Fonte: Bolsa de Mulher