por Camila Silva

Quem nunca ouviu essa expressão de que é capaz de se achar na própria bagunça? Será que isso existe? Para a home organizer, ou especialista em organização doméstica, Ingrid Lisboa, bagunça organizada não existe. “Nunca existiu e não vai existir. Como um local pode estar organizado e bagunçado ao mesmo tempo?”.

Na verdade, o que acontece com a maioria das pessoas que diz conseguir viver em sua bagunça organizada é que costuma saber onde estão itens importantes como documentos, por exemplo. Mas  o desorganizado não dá conta de memorizar a localização de todo o resto dos objetos que estão fora de lugar.

“Se o quarto estivesse organizado e cada objeto, roupa e sapato tivessem um local fixo para ficar, a pessoa saberia onde estão todas as suas coisas. Isso porque o princípio da organização é segmentar, ou seja, fazer famílias de coisas parecidas para, em seguida, definir um lugar fixo para cada coisa. Com tudo espalhado, fica quase impossível o cérebro humano memorizar a localização de tudo”.

Para saber se você tem esse perfil, a especialista sugere o teste: faça cinco perguntas

  1. Você foi aprovado na pós-graduação tão sonhada e precisa fazer a matrícula hoje. Você sabe, neste momento, onde estão: certificado de conclusão da graduação + histórico escolar da graduação + comprovante de endereço atualizado + documentos como RG, CPF, título de eleitor + certificado de reservista e comprovantes das últimas votações?
  2. Você acorda pela manhã e faz 5 graus lá fora. Você leva mais de 3 minutos para encontrar cachecol, casado de inverno, toucas e luvas que combinem com seu look?
  3. Quantos pacotes de farinha de trigo abertos existem na sua despensa? Eles estão vencidos? E o trigo para quibe? Há alguma embalagem aberta?
  4. A manutenção do seu carro está em dia? Se levar seu carro agora para uma oficina e disserem que precisam trocar os discos de freios, você tem os documentos das manutenções anteriores para saber há quanto tempo fez esta troca?
  5. O que exatamente há na segunda gaveta da sua cozinha? Ou naquela gavinha do armário da lavanderia? Você saberia listar os itens que estão ali?

Fonte: Bolsa de Mulher