ljubaphoto/iStock

Além do choro que pode ter vários motivos, outro problema costuma acordar pais de filhos pequenos durante a madrugada: a tosse seca que não passa e provoca desconforto no bebê e preocupação que pode exigir avaliação médica.

Causas da tosse seca em bebê

nata_zhekova/iStock

A tosse funciona como uma espécie de aviso e defesa mecânica do corpo do bebê que tenta eliminar determinado agente estranho que ataca o organismo. As causas podem ser variadas e resultados de problemas respiratórios, infecções ou sintoma de alguma outra doença mais ampla.

Poeira, alergias, ar muito seco e outros fatores ambientais normalmente são os motivos que desencadeiam a tosse seca, ou seja, aquela em que não ocorre produção de catarro. Apesar de não existir muco, ela pode ser muito persistente, provocar vômito e precisa ser avaliada por um médico para que não evolua para um quadro mais grave.

Como tratar tosse seca do bebê

elikatseva/istock

O primeiro passo para tentar evitar a tosse seca da criança é manter o quarto sempre limpo e arejado, livre de odores muito fortes, perfumes e fumaça. Vapor natural do banho ou nebulização com inalador, que pode ser feita em casa, também podem ajudar a aliviar a tosse.

Se a tosse do seu filho pequeno durar mais de dez dias ou progredir, consulte um pediatra para conhecer as causas e o melhor tratamento. Nunca administre qualquer remédio ou xarope, por mais inofensivo que pareça para a criança sem orientação médica.

Alerta aos pais: 

Fonte: Bolsa de Mulher