Thinkstock

Tonalidades azuladas e esverdeadas tendem a provocar mais sono

Não apenas revelam sua personalidade, como as cores do seu quarto têm o poder de fazerem você dormir mais e até ter mais sexo. Uma pesquisa realizada pela rede de hoteis Travelodge e compartilhada pela revista norte-americana Cosmopolitan revelou que certos tons pode estimular ou relaxar na hora do sono, e seus efeitos podem durar além do horário noturno.

Após analisar os hábitos noturnos de dois mil britânicos, a empresa encontrou alguns resultados surpreendentes e até um pouco malucos. Entenda a relação das cores com seu estado de espírito.

Azul

Se o seu quarto é verde-água ou azul, você provavelmente tem mais vontade de fechar de olhos, mesmo que se sinta alegre nele. Pessoas com quartos azuis têm mais sono do que qualquer outra cor e não é apenas coincidência. Receptores especializados dos olhos, as mesmas células que informam o cérebro, são mais sensíveis à cor azul, de acordo com Chris Idzikowski do Centro de Sono de Edimburgo.

A cor também está associada à calma (basta pensar no mar ou no céu) e pode diminuir o seu ritmo cardíaco e reduzir a pressão arterial. Sem surpresa, mais da metade das pessoas com quartos azuis que participaram da pesquisa disseram que acordam regularmente se sentindo feliz.

Amarelo

Surpreendentemente, a segunda melhor cor para o sono é o amarelo. A tonalidade do sol estimula o sistema nervoso, levando ao relaxamento. Além disso, o tom alegre cria aconchego instantâneo.

Verde

O tonalidade quando é bem natural, e próxima dos verdes da Terra, se mostrou a terceira melhor na paleta de cores para o sono. Além disso, 22% dos que responderam dormir em um quarto verde relataram acordar se sentindo mais otimistas e positivos.

Prata

Pessoas com quartos prateados, em tons metálicos luxuosos ou suaves, podem ter um efeito colateral inesperado. Um quinto dos entrevistados que têm uma decoração em prata disse se sentir mais motivado para se exercitar no quarto.

Laranja

Tons de alaranjado adicionam calor e criam uma atmosfera relaxante que pode ajudar na digestão, especialmente se você exagerou no jantar. A cor que ajuda a aquecer, também faz relaxar os músculos do corpo, o que é essencial para obter uma boa noite de sono.

Roxo

Pessoas com quartos roxos são as que menos descansam de todas, dormindo, em média, pouco mais de cinco horas por noite. A cor é realmente mentalmente estimulante, o que torna mais difícil desligar após um dia agitado e, potencialmente, pode causar sonhos vívidos ou pesadelos.

Marrom escuro

A cor não é tão aconchegante como se imagina. Casas pintadas com variações de marrom escuro podem fazer seu residentes se sentirem isolados, desconfortáveis e inquietos.

Cinza

Tonalidades de cinza escuro também não são uma boa escolha. Além de suas conotações sombrias, a pesquisa constatou que pessoas com quartos cinzas passam mais tempo fazendo compras on-line na cama, do que recuperando o atraso no sono.

Marrom claro

É romântico tome nota. Casais que dormem em quartos com decoração caramelo têm relações sexuais três vezes por semana, em média, mais do que com qualquer outra cor.

Vermelho

E, ao contrário do que diz a crença popular, quartos vermelhos são, na verdade, os piores para o romance. Seus entrevistados relatam ter relações sexuais apenas uma vez por semana.

Branco ou creme

Se você tem propensão a trabalhar horas extras, pinte seu quarto de qualquer cor, menos de branco. Pessoas com quartos entre o esquema de cor branco e o creme costumam levar trabalho para a cama, pelo menos, três vezes por semana.

Significado das cores de esmalte:

Fonte: Bolsa de Mulher