A atriz Cassia Linhares tem mais segredos de cuidados com o corpo do que todo o arquivo do Bolsa de Mulher. É brincadeira nossa, mas quase isso! Aos 42 anos, ela exibe boa forma após ter engordado 33 quilos na segunda gravidez. Ela garante que não admite dietas restritivas, mas incorpora à sua rotina alguns métodos, receitas e cuidados que fazem de seu corpo um instrumento poderoso para manutenção do seu próprio bem-estar e saúde. Em entrevista ao Bolsa de Mulher, ela falou sobre equilíbrio alimentar, metabolismo aos 40 anos e revelou: “Sempre fui 8 ou 80. Ou como um pote de melado, ou viro xiita, militar na alimentação”.

Ficar mais velha, mas com saúde, é uma experiência natural para a atriz Cassia Linhares. Exibindo barriga lisinha aos 42 anos, ela leva com naturalidade os cuidados em sua alimentação e tem se dedicado ao treinamento funcional para ganhar músculos.

Adepta das dietas alternativas, Cassia admite que hoje não tem acompanhamento de um nutricionista, mas que adquiriu alguns hábitos de linhas de alimentação como vegetarianismo, em que são excluídos todos os tipos de carne, e higienismo, em que a ingestão dos alimentos é harmoniosa e baseada no preceito de “limpar o organismo”.

Quem segue a dieta higienista não mistura carboidrato e proteína em uma mesma refeição, por exemplo, porque a combinação pode dificultar a digestão.

“A dieta higienista é a que eu mais admiro. Não sigo fielmente, mas adquiri alguns hábitos: quando como proteína, corto carboidrato”, explica. “Neste momento, estou fazendo a minha própria dieta, do jeito que ela tem que ser. Eu não acredito em dietas de restrição (quando a pessoa só come um tipo de alimento).”

Uso de cápsulas vitamínicas 

Cassia afirma que também faz uso de cápsulas de vitamina, ômega 3, óleo de orégano (http://www.bolsademulher.com/medicina-alternativa/2067/oleo-de-oregano-beneficios-e-como-usar), entre outros componentes naturais.

Engordar durante a gravidez: cuidados com o corpo

A atriz conta que sempre teve um excelente metabolismo, além de se alimentar muito bem durante toda a vida. Mas, depois da gravidez aos 40 anos, resolveu apostar em uma rotina mais dedicada por conta das mudanças no corpo. O número na balança foi o pontapé para essa nova realidade. Hoje, o caçula tem 2 anos e 5 meses.

“Na gravidez, eu engordei 33 quilos. Meu metabolismo também mudou muito, não é mais tão acelerado. Minha disposição, mesmo sem estar gravando novelas, já não era mais a mesma”, comenta.

“Sei que não vai ser nunca mais o peso que eu tinha antes, 60 quilos. O que quero é ganhar músculo para segurar essa pele”.

Atualmente, ela pesa 65 kg e pretende emagrecer apenas mais 3 quilos.

Truques de beleza durante a gravidez 

Mesmo durante a gravidez, Cassia não dispensava alguns truques de beleza, principalmente com a pele. Nem mesmo neste quesito ela dispensa os produtos naturais.

“Para não ter estrias, por exemplo, eu bebia muito ‘líquido bom’, não água clorada, refrigerante ou bebidas com cafeína”, detalha. “Também sempre usei óleo de amêndoa, de palmiste e de coco para hidratar”.

Novos hábitos na alimentação 

Aproveitando o período da quaresma, em que muitos católicos se abstêm de algum hábito que consideram não saudável, Cassia se propôs a ficar 120 dias sem bebida alcoólica e sem açúcar.

“Eu já venho diminuindo a ingestão de bebida alcoólica desde setembro do ano passado. Resolvi fazer esse ato de gratidão na quaresma. Também já estou há 30 dias sem açúcar”, explicou. “Só não tiro a frutose, porque como fruta à noite”.

A atriz destaca que tem anotado toda sua rotina alimentar em um diário de bordo, uma dica valiosa para quem quer perder peso com saúde.

Ela explica ainda que a barriga chapada flagrada nas fotos recentes na praia é resultado de uma preocupação: evitar a inflamação do organismo, causada, entre outros motivos, por alimentação gordurosa e falta de costumes saudáveis.

Trocas inteligentes na alimentação 

O segredo para encarar a perda de peso com um resultado tão satisfatório e de maneira saudável, conforme explica Cassia, também está em fazer pequenas trocas inteligentes na alimentação.

“Eu tenho comido abacate todos os dias, porque me alimento sempre com produtos sazonais. Mas, mesmo assim, estou emagrecendo. A diferença é que eu não como com açúcar, por exemplo, coloco leite de castanha”.

Adoçantes artificiais também estão foram da lista de alimentos de Cassia. Ela explica que este tipo de produto faz o corpo absorver mais água e “vai destruindo suas células”.

“Eu não uso adoçante nem nada que é light. Mas, como não consigo tomar café expresso sem açúcar, uso o xiliton, que é supernatural”.

Exercícios físicos sem aeróbico: treinamento funcional 

Cassia explica que tem feito treinamento funcional 3 vezes por semana. Ela conta que não faz exercícios aeróbicos ou de alto impacto e nem usa aparelhos na academia.

“Depois dos 35 anos, é mais difícil fazer exercício de alto impacto, porque balança muito a pele e causa flacidez. Por isso, faço o funcional e, às vezes, caminho na praia”.

Para potencializar os benefícios da boa postura, Cassia revelou ao Bolsa de Mulher que com frequência faz uma sequência de alongamento, focando em cada parte do corpo, como a lombar e as pernas.

“Para ter um corpo bonito, é melhor se alongar do que ter um corpo musculoso, mas enrijecido”.

Fonte: Bolsa de Mulher