por Camila Silva

Ao contrário do que você possa imaginar, a música melancólica ativa os mecanismos do seu cérebro para aliviar a dor. Todo mundo já viveu a situação de ouvir música de desgosto e dor de cotovelo por horas para tentar superar uma mágoa, enquanto o resto do mundo tenta levá-la para fora de casa para se animar. Está provado que o resto do mundo estava errado.

A ciência confirmou que ouvir canções tristes não só não vai levá-la à depressão, como pode animá-la. Paradoxalmente, as canções mais melancólicas têm um efeito muito positivo sobre a mente já que ajudam a refletir e até mesmo a sentir uma certa sensação de conforto nos maus momentos. Além disso, transmitem uma sensação de paz e nostalgia reconfortante.

Canções com temas e melodias tristes fazem aflorar uma série de emoções em todo mundo que escuta. Embora elas também possam  causar certa melancolia, o mais importante é que elas produzem sensações agradáveis ​​e são capazes de fazer evocar momentos felizes.

Estas canções tristes, embora pareça o contrário, ajudam a diminuir o sentimento de solidão porque permitem relembrar memórias e experiências do passado. Permitem reviver vínculos com pessoas que nos fizeram (ou nos fazem) feliz.

Fonte: Bolsa de Mulher