Thinkstock

Manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios regularmente são os pilares de um emagrecimento saudável. E se você já adota os hábitos, mas gosta de contar com uma ajuda extra para turbinar a perda de peso, saiba que existem duas bebidas, além de água e sucos detox, que ajudam a queimar calorias, segundo os cientistas: café e chá verde.

Conheça abaixo os principais benefícios das bebidas para a saúde e entenda como elas podem contribuir para o emagrecimento, como consumir da melhor maneira e até mesmo quando evitar a ingestão para não comprometer o bom funcionamento do organismo:

Café ajuda a emagrecer

Africa Studio/Shutterstock

Além de estimulante, o café ajuda na perda de peso porque a cafeína, principal substância da bebida, acelera o processo de mobilização de gorduras do tecido adiposo, ou seja, atua diretamente em uma das principais etapas da queima de calorias.

O café ainda garante pique para os exercícios e até mesmo melhora os resultados do treino, uma vez que mobiliza a gordura do corpo, que funcionará como substrato energético para a realização mais eficaz de atividade física. Resumindo, o corpo terá mais gordura disponível para queimar.

O consumo do café deve ser moderado e até mesmo evitado por pessoas que sofrem de distúrbios gástricos ou dificuldades para dormir. Os médicos ainda não indicam o consumo da bebida estimulante pelo menos quatro horas antes de ir para a cama para não comprometer o descanso e o sono de qualidade.

Chá verde ajuda a emagrecer

Conheça perigos do chá verde que ninguém te conta + conselhos de como consumir

Thinkstock

A bebida é bastante conhecida por quem faz dieta e procura seguir uma alimentação saudável. Além de melhorar a saúde cardiovascular e ajudar na eliminação de toxinas pelo organismo, o chá verde ainda reduz medidas por ser um alimento com poder termogênico, ou seja, acelera o metabolismo, contribuindo assim para a queima de calorias.

O indicado é consumir de três a quatro xícaras da bebida por dia, sem exagerar nas quantidades, já que, assim como o café, tem efeito estimulante e pode atrapalhar o sono. Dispense os chás de saquinho ou pó, pois a torra e a trituração da erva prejudicam os seus benefícios, e prefira fazer a infusão com folhas frescas.

Por causa de seu sabor amargo, o chá verde pode não ser agradável a todos os paladares, mas uma boa dica para suavizar o gosto é adicionar à infusão chás de melissa, canela e capim-limão, que além de serem mais adocicados, também auxiliam no emagrecimento.

Nutricionista ensina: 

Fonte: Bolsa de Mulher