Para muitas pessoas, o conceito de beleza que vem de dentro para fora pode parecer banal e até mesmo ser ignorado, mas é cientificamente comprovado que uma alimentação equilibrada não somente contribui para a saúde como também exerce função estética, deixando pele, unhas e cabelos bem nutridos e, consequentemente, mais bonitos.

Em seu perfil no Instagram, Patrícia Davidson Haiat, famosa nutricionista que cuida de beldades como Sabrina Sato, Marquezine e Paolla indicou uma série de alimentos que contribuem para a beleza por serem ricos em proteínas, ferro, zinco, silício, cálcio, ácidos graxos essenciais, biotina, precursores de queratina e antioxidantes. Confira quais são eles para incluir em seu cardápio:

Abacate: rico em potássio e vitaminas A, E e C, o alimento ajuda no combate aos radicais livres que causam danos ao organismo. A fruta possui uma substância antioxidante chamada glutadiona, que auxilia na redução de substâncias tóxicas como o cortisol, hormônio responsável pelo estresse.

Semente de abóbora: boa fonte de vitaminas, minerais, fibras e gorduras do bem, o alimento ainda é rico em ômega 3 e 9, ácidos graxos mono insaturados que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue e previnem doenças cardiovasculares. Por conter alto teor de fibras, é aliado do bom funcionamento do intestino.

ShutterStock

Nozes: são inúmeros os benefícios que você pode conquistar ao manter o alimento no seu cardápio. Além de reduzir a taxa de colesterol ruim, evita o acúmulo de gordura, controla a pressão arterial, ajuda na cicatrização da pele, minimiza o crescimento de células malignas no corpo e melhora circulação sanguínea.

Romã: apesar de ser lembrada somente nas festas de fim de ano, a fruta é rica em sitaminas A, C e E, ácido fólico, potássio, cálcio, magnésio e ferro que ajudam a controlar o colesterol ruim, diabete, combate obesidade e câncer, protege contra doenças do coração e ser aliada no combate à celulite.

Gergelim: rico em fibras, a semente ainda é boa fonte de sais minerais como o cálcio, fundamental para a formação de ossos e dentes, e tem potencial anti-inflamatório, que ajuda a eliminar as toxinas do organismo, favorecendo o combate ao inchaço e redução da celulite. Veja aqui 10 ideias para incluir o gengibre na sua dieta.

ShutterStock

Chá verde: bastante conhecida por quem faz dieta e procura uma alimentação saudável, a erva traz inúmeros benefícios ao organismo por ser rica em substâncias antioxidantes, estimulantes, vitaminas e minerais. Estudos indicam que ele pode ajudar a combater doenças cardíacas e até câncer, pois atua reduzindo as taxas de colesterol ruim (LDL), abaixando a pressão cardíaca e reduzindo tumores cancerígenos.

Alho-poró: rico em fibras, minerais, ácido fólico, vitaminas A, B e C, o alimento possui ação anti-inflamatória e de fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, é diurético e pode ajudar a combater doenças cardíacas, derrames, diabetes, má digestão, gripes e resfriados.

villagemoon/istock

Gema de ovo: apesar de muitas pessoas descartarem a parte vermelha, ela é a principal fonte dos nutrientes e proteína presentes no alimento. Enquanto a clara é fonte de magnésio, selênio, potássio, fósforo e cálcio, a gema, além de também conter todos esses nutrientes, ainda possui ferro, vitaminas A, D e E, biotina, carotenoides e outras propriedades benéficas ao corpo e à saúde do organismo.

Fonte: Bolsa de Mulher