Como você reagiria caso descobrisse que tem HIV, o vírus responsável pela Aids? Essa experiência, que ninguém deseja viver, aconteceu com Gabriel Comicholi, de 20 anos. Mas em vez de dar espaço à depressão, ele decidiu combater o preconceito e a desinformação, através de vídeos que mostram seu dia a dia com a doença.

Sou soropositivo, e agora? Conheça a história de Gabriel

O jovem Gabriel Comicholi, de 20 anos, descobriu há pouco ser portador do vírus da Aids. Logo que soube da doença, ele criou um canal no YouTube, que leva seu nome, onde ele publica os vídeos do HDIÁRIO. Os assuntos abordados dizem respeito à convivência com a Aids e inclui o uso de medicamentos, os exames e os efeitos colaterais.

Aumento do HIV entre os jovens 

Outro ponto abordado por Gabriel é a necessidade de usar o preservativo mesmo que você esteja em um relacionamento sério.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de pessoas com Aids vem diminuindo no Brasil, no entanto, ele está crescendo entre os jovens. A suspeita do Governo para justificar a maior incidência de Aids na população com idade entre 15 e 24 anos é que a prevenção, feita com a camisinha, está sendo deixada de lado.

Contra o preconceito e falta de informação 

Para Gabriel, as pessoas optam por não falar sobre a doença em função do preconceito em torno dela. “A gente não pode esquecer que existe esse vírus por aí, contaminando milhões de pessoas ao redor do mundo”.

Além de informar, ele já está desmistificando a doença ao mostrar que o portador do HIV é uma pessoa normal, feliz e apta a fazer tudo o que quiser, inclusive um canal de sucesso no YouTube.

Vídeos sobre Aids

Em suas gravações, Gabriel usa linguagem bastante coloquial e, em alguns momentos, alguns palavrões para falar de sua rotina. Por isso, caso você se ofenda com esse tipo de atitude, recomendamos que não assista ao vídeo.

Descoberta da doença 

Nesse vídeo, Gabriel fala como foi a descoberta da doença. No caso dele, ele recebeu um telegrama pedindo para repetir o exame e teve que interpretar os resultados sozinho, com ajuda apenas da internet.

Efeito dos remédios 

Aqui ele fala sobre a escolha do melhor médico para seu caso e o início da tomada dos medicamentos e seus efeitos colaterais.

Exames de sangue: CD4 e carga viral 

Nessa gravação Gabriel faz exames de sangue para detectar sua carga viral, testes que servem para detectar o estado do sistema imunológico, o risco de complicações e a progressão da doença.

Fonte: Bolsa de Mulher