Com o inverno, aumentam as chances de dias frios e com chuva em que é preciso se manter dentro de casa. Tudo fácil para quem não tem filhos pequenos. Mas, para algumas crianças pode ser mais difícil se entreter no espaço restrito de seus lares. Para ajudar a driblar o tédio e a necessidade de ficarem abrigadas, proponha algumas atividades às crianças.

1. Jogos de tabuleiro

Essa é a atividade mais indicada para os dias chuvosos! Existem diversos jogos de tabuleiro para variadas idades, de estratégia, quizz ou agilidade, por exemplo.

2. Imagens para colorir

Uma tarde de pinturas com lápis de cor, giz de cêra ou tinta guache é uma opção perfeita para todas as idades. Se não tiver nada pronto em casa, você pode encontrar opções na internet prontas para imprimir e colorir depois.

3. Jogos de cartas

Quem não lembra de jogos deliciosos como Mico e Super Trunfo? Se você não tiver nenhuma opção dessas em casa, compre um baralho convencional, que rende diversos tipos de brincadeiras.

4. Quebra-cabeça

Também é bom manter em casa uma variedade de quebra-cabeças para todas as idades, com diferentes níveis de dificuldade. Eles são uma ótima maneira de unir famílias e praticar um pouco de resolução de problemas.

5. Desenhos (cegos, pontilhados)

Separe algumas folhas limpas para desenhar, você pode propor diversas técnicas diferentes, como fazer desenhos cegos, pontilhismos e até mistura com colagens.

6. Passatempos

Eles são divertidos e ótimos para treinar o raciocínio: caça-palavras, labirintos, Sudoku, palavras cruzadas, jogo dos sete erros e atividades de ligar os pontos. 

7. Leitura

Tempos chuvosos são ótimos para estimular a leitura. Peça para cada criança escolher um livro para ler debaixo de uma cabaninha feita com lençóis ou leia para eles em voz alta com divertidas brincadeiras de sons. Ah! Se não se sentir preparada, confira dicas de especialistas em contação de histórias.

8. Dobraduras de papel

Aviõezinhos, barquinhos e chapéus com jornais e revistas velhas. Ou tente algumas opções de origamis. Existem alguns tutoriais também disponíveis na internet para copiar.

9. Mímica

Tentem brincar de adivinhar temas de filmes, músicas ou até mesmo nomes de programas e artistas de TV, apenas através de gestos e mímicas. Pode ser divertido que uma criança faça para outra tentar adivinhar, ou para que seu próprio grupo. 

Fonte: Bolsa de Mulher