Nós passamos aproximadamente um terço de nossa vida dormindo. Por isso, segundo o ortopedista Luciano Pellegrino, um bom colchão pode influenciar muito na saúde da coluna. “O sono tranquilo e contínuo é fundamental para a nossa saúde e um bom rendimento no dia-a-dia. A falta de sono pode contribuir para o aumento do estresse e da dor”, explica.

De acordo com o especialista, um bom colchão deve manter o mesmo alinhamento natural da coluna de quando estamos em pé. Os músculos devem ficar relaxados e esse posicionamento fisiológico determina um sono mais reparador e tranquilo.

O melhor tipo de colchão é aquele que oferece o maior apoio e é o mais confortável para você. A seguir, conheça algumas das opções mais comuns no mercado:

Colchão de molas

É mais indicado para quem gosta de dormir de lado, já que as molas se deformam de acordo com a sua posição, se adaptando à necessidade de seu corpo e evitando problemas de coluna. Pessoas com mais peso também podem encontrar mais conforto no colchão de molas, que tem maior suporte ao peso. Tente evitar colchões mais baratos, pois o material de menor qualidade pode se danificar rapidamente.

Colchão de espuma

Responsáveis por 70% do mercado, agora também podem ser encontrados com espuma de memória. Apesar de serem relativamente novos, colchões de espuma de memória existem desde meados dos anos 1990. São conhecidos por sua gradativa adaptação ao corpo “o efeito Nasa”, que cria a sensação de que você está se fundindo com a cama, que se molda ao redor de seu corpo. Caso você tenha fadiga crônica, problemas musculares ou posturais graves, este tipo de colchão pode aliviar o sofrimento da dor.

Colchões de látex

Em relação à espuma de memória, o látex oferece suporte e durabilidade equivalente, mas sofre menor deformação ao longo do tempo tem um tempo de recuperação mais rápida, sendo mais fácil de mudar de posição. Se você não gosta de colchões mais firmes, o látex não é uma opção para você.

Colchões de água

Os colchões de água modernos, às vezes chamados de híbridos, têm se assemelhado aos colchões de mola e camadas de conforto. Sua manutenção pode ser muito delicada, principalmente com furos ou outros danos na cama. Porém, esse colchão também fornece uma moldura ao corpo tão boa quanto ao de espuma de memória.

Colchões de ar

Subestimados a maior parte do tempo apenas para viagens ou pouso temporário, já existem modelos de colchão de ar de alto acabamento usados para rotina do dia a dia. Ao ajustar a quantidade de ar no colchão, estes colchões podem ser configurados para um nível preciso de densidade, até mesmo com diferença de densidade entre os dois lados da cama.

Fonte: Bolsa de Mulher