Quem tem pele negra, geralmente, tem dificuldade para encontrar itens de maquiagem que valorizem e destaquem o tom natural do rosto. Um dos maiores desafios, por exemplo, é achar um produto que esconda manchas sem deixar a pele com vários tons.

Para demonstrar como fazer esse processo, a maquiadora Bianca Silveira produziu, durante o 41º São Paulo Fashion Week, uma maquiagem para pele negra. A modelo foi Ana Paula Pontes, que trabalhava na produção do evento de moda. Confira o passo a passo:

1 – Além de algumas manchinhas na pele, Ana Paula tem algumas marcas mais profundas de acne, principalmente nas bochechas.

2- Bianca iniciou a maquiagem pelos olhos, passando uma sombra opaca com fundo acinzentado, o que dá um aspecto mais neutro ao look.  Também foi aplicado um lápis de olho na raiz dos cílios.

Os olhos ganham mais definição com pó iluminador abaixo da sobrancelha e camadas e camadas de rímel, para valorizar os cílios.

3- A escolha da base é o passo mais fundamental para uniformizar a pele. Foi utilizada a base bege castanho nº18 da linha Aquarela, da Natura. Para peles que precisam de muita correção, é importante escolher uma base de boa cobertura e espalhar o produto de maneira uniforme. Não permita que ele se acumule em alguns pontos, pois a maquiagem parecerá muito pesada.

A aplicação deve ser feita com um pincel de duas fibras, que garantem uma distribuição gradual do produto.

Com um corretivo líquido de pelo menos 2 tons mais claros que sua pele, faça marcações na testa e abaixo dos olhos para iluminar essas regiões. O formato “árvore” na testa cria um ponto de luz. Ele deve ser esfumado depois de aplicado, com o mesmo pincel da base ou com uma esponja para maquiagem. Neste caso, foi usado o corretivo nº 3, também da Natura.

Importante: depois de uma camada de produto líquido, é necessário passar uma de algum produto em pó para assentar a maquiagem na pele. “Pode ser um pó compacto ou translúcido. Mas, no caso da pele negra, o translúcido não deve ser aquele branquinho, e sim um pó mais rosado ou amarelado”, explica Bianca.

Com um pincel em formato de leque, aplique o blush que dê um efeito bronzeado ao rosto. Ele deve ser puxado da maçã do rosto em direção às têmporas.
“Negras ficam melhor com tons bronzeados, mais próximos ao da pele”.

Para correção da sobrancelha, utilize sombra em pó opaca na cor marrom ou lápis para sobrancelha de sua preferência. Para mantê-las no lugar, aposte em uma máscara de cílios incolor.

Finalize com um gloss na cor de sua preferência. Neste caso, Ana Paula passou um produto com cor marrom, que é superindicado para looks em dias de outono ou inverno.

Pronto!

Fonte: Bolsa de Mulher