Receber presentes e apenas guardá-los sem uso não é uma atitude muito nobre. Ainda mais quando, na verdade, você não aprovou a lembrança, mas também nem se deu ao trabalho de tentar trocá-la para algo mais útil, agradável ao seu gosto e estilo. Por isso, é sempre bom ter algumas dicas na manga de como sair dessa enrascada para não acumular objetos não queridos em casa.

1. Se não gostar, apenas agradeça
Ao fingir que gostou de uma escolha equivocada, você pode abrir precedente para receber outros presentes parecidos.

2. Diga o que gostaria de ganhar
Realmente dizer o que gostaria de quando perguntam é a melhor estratégia para se contentar com um presente e ajudar a quem presenteia a economizar tempo e dinheiro.

3. Dê dicas de presentes
Quando for perto do seu aniversário, dia dos namorados e outras datas típicas comemorativas como Natal e aniversário de namoro ou casamento também poupe sua família e amigos do desconforto da dúvida. Ganhe só aquilo que vai lhe ser útil.

4. Faça amigo secreto
Nas datas celebrativas em que é comum se presentear, como encerramento de ano, Natal ou Páscoa, faça a troca de presentes em forma de amigo secreto para evitar ganhar muitas coisas.

5. Organize troca-troca
Nestas mesmas celebrações típicas, em que todo mundo dá e recebe presentes, proponha no fim da festa um saldão de troca-troca para que aqueles descontentes com seus presente tenham a chance de trocá-los.

6. Troque na loja
Trocar o presente na loja assim que receber e não gostar é a melhor opção para conseguir recuperar o agrado de ter sido presenteada. Escolha algo que realmente lhe seduz e pense como se tivesse sido a opção de quem lhe presenteou.

Fonte: Bolsa de Mulher