por Paulo Nobuo

Marccophoto/istock

Tradicional bebida que não pode faltar na mesa do brasileiro para despertar e garantir pique, o café preto hoje pode ser preparado em máquinas com cápsulas, cafeteiras elétricas, prensa francesa e até outros métodos sofisticados, mas o difícil é abrir mão do bom e velho café de coador.

A bebida preparada no coador remete à infância pelo modo de preparo e pelo aroma diferenciado, com cheirinho de casa de avó. Fazer café pode parecer simples, mas sabia que existem algumas técnicas que ajudam a deixar a bebida perfeita?

Dicas para fazer o café perfeito

SanneBerg/istock

O preparo básico do café de coador é bastante rápido e prático, mas para garantir perfeição no resultado é preciso seguir algumas dicas importantes:

  • A água do café precisa ser filtrada ou mineral, pois as possíveis impurezas podem interferir no sabor da bebida.
  • A temperatura da água também importante. Ela deve ser retirada do fogo antes de levantar fervura, pois a água fervida pode queimar demais o pó e interferir no sabor.
  • Além de mais prático, o filtro de papel pode ser uma opção melhor para preparar o café, já que a versão de pano pode mofar ou reter umidade.
  • Armazene o pó de café em local seco, arejado e em pote fechado que não seja transparente. Sol e umidade podem alterar sua composição e seu sabor.
  • Na hora de servir o café, escalde as xícaras com água fervente para que a bebida fique mais quentinha e ideal para o consumo.

Confira no vídeo abaixo o passo a passo de como fazer corretamente o tradicional café de coador sem erros, indicado pelo canal no YouTube Cozinha 123:

Café de coador perfeito

Ingredientes:

  • 2 colheres de sobremesa cheias de pó de café
  • 300 ml de água

Modo de preparo:

Coloque a água para esquentar em fogo alto e, em seguida, posicione o coador plástico sobre o bule ou garrafa térmica, forre com filtro de papel do tamanho apropriado e coloque o pó de café dentro. Assim que a água estiver bem quente, começando a formar bolinhas no fundo da panela, desligue o fogo e despeje a água cuidadosamente sobre o pó até chegar ao topo da boca do filtro. O café estará pronto assim que o coador esvaziar por completo.

Curiosidades: 

Fonte: Bolsa de Mulher