jantroyka/istock

Queridinha no cardápio de quem quer emagrecer e pratica atividades físicas, a tapioca se transformou em um verdadeiro fenômeno graças aos seus diversos benefícios para a saúde e a dieta, além de ser bastante versátil, podendo ser consumida de inúmeras formas. Mas se você está começando agora a consumir o alimento, precisa aprender como fazer em casa sua própria tapioca.

Uma boa dica para deixar sua tapioca ainda mais saudável é produzir sua própria goma, que além de ser livre de possíveis aditivos, ainda ajuda a economizar no mercado. Para preparar, basta misturar em um recipiente 500 g de polvilho, 2 colheres (chá) de sal e 1 litro de água, fazendo com que a água ultrapasse o polvilho com folga.

Thinkstock

Em seguida, use uma colher para desfazer os grumos e deixe descansar por cerca de 5 horas. Jogue fora a água e coloque sobre o polvilho um pano limpo e seco e espere uma hora para absorver o excesso de umidade. A goma estará pronta quando perder o brilho. Por último, esfarele ou peneire a goma e guarde na geladeira em um pote bem fechado. Ele permanece fresco até uma semana no refrigerador. Se preferir, coloque em sacos e congele.

Se sua intenção é emagrecer comendo tapioca, além de conhecer receitas indicadas pelas famosas, precisa saber que adicionar chia ao alimento pode turbinar a perda de peso. O grão é rico em fibras e ajuda a diminuir o índice glicêmico e a inflamação do organismo, além de possuir vitaminas do complexo B, importantes para a saúde. Aprenda aqui como preparar.

Receita com tapioca para emagrecer: 

Fonte: Bolsa de Mulher