por Paulo Nobuo

l i g h t p o e t/Shutterstock

Com a chegada do inverno e dias mais frios é normal notar a redução de pessoas nas academias e parques para praticar exercícios. De fato, as baixas temperaturas são menos estimulantes e a preguiça de sair de casa aumenta. No entanto, é justamente neste período que as atividades devem ser mantidas para queimar mais calorias.

Não existe exatamente uma fórmula que ajuda a calcular o percentual de perda de calorias em determinada estação, já que ela está diretamente ligada ao peso, idade e índice de gordura de cada pessoa. Porém, estudos comprovam que o frio pode ser aliado no emagrecimento se você apostar nos exercícios.

Thinkstock

De acordo com pesquisas, se exercitar nos dias mais frios pode aumentar em até 30% a queima de calorias e a explicação é bem simples: no inverno, o corpo precisa queimar mais calorias para se manter mais aquecido. Com isso, é possível turbinar a perda de peso neste período.

As atividades físicas ainda não devem ser abandonadas no clima mais ameno justamente porque é neste período que ocorre aumento de apetite. A sensação de frio nos deixa com mais fome porque o metabolismo precisa acelerar seu funcionamento para garantir a temperatura ideal do corpo. 

Cardápio maromba: 

Fonte: Bolsa de Mulher