Thinkstock

Fazer sua própria manicure em casa, além de cômodo, é muito simples. Porém, muitas vezes as pessoas têm vícios que estragam as unhas e acabam as enfraquecendo gradualmente sem que se dêem conta. Cuidado, é muito fácil danificar a sua unha, se você não seguir algumas das dicas abaixo.

1. Cuidado com a lixa. Muitas vezes, lixar em excesso a unha favorece que se quebrem e fragmentem. É melhor cortá-las, se necessário, e com cuidado, e lixar apenas para dar acabamento e numa única direcção.

2. Mantenha as cutículas saudáveis. Elas são essa zona de pele “morta” ao redor da unha, que quando está seca se descama e não ajuda na hora de esmaltar. As mantenha hidratadas com óleos especiais para essa área das mãos, muitos vêm com pincel para tornar a aplicação mais fácil, e empurre com o palito de madeira.

3. Nem toque na base da unha. Essa área que se situa bem na base das unhas, é uma fração viva que protege a matriz. Muitas vezes, é confundida com cutícula e empurrada sem cuidado, colocando em risco a matriz e causando as deformidades e manchas de unha.

4. Tenha uma boa base. Use uma boa base para manter as unhas saudáveis ​​e prevenir que o esmalte acabe as manchando. Se você tem a unha fraca, pouco rígida ou que se descama, tente usar um produto fortalecedor. Mas cuidado que podem ferir as cutículas, as proteja bem com vaselina antes de aplicar o produto.

5. Reforce o esmalte. Espalhe uma fina camada de esmalte e somente quando estiver seco, aplique outra. Para retardar o terrível momento em que o esmalte descasca, aplique uma última pincelada de esmalte na extremidade da unha. Com o selador ou verniz secante, você consegue dar o acabamento perfeito.

Fonte: Bolsa de Mulher