A grande rotatividade de pessoas nas academias e as bactérias eliminadas através do suor durante os exercícios físicos são as principais ameaças de contaminação. Esses tipos de bactérias podem causar infecções na pele, levar à proliferação de fungos que provocam micoses e até mesmo a candidíase.

De acordo com informações compartilhadas pela revista norte-americana Cosmopolitan, o site de manutenção de equipamentos de ginástica FitRated reuniu amostras de bactérias de 27 diferentes aparelhos em três redes de academias diferentes dos EUA. E o que eles descobriram foi nojento: centenas de bactérias que podem causar infecções de pele e algumas que são, inclusive, resistentes aos antibióticos.

Três equipamentos de ginástica que as pessoas mais usam regularmente na academia são os mais cheios de germes. A bicicleta ergométrica tem 39 vezes mais bactérias do que uma bandeja de plástico dessas da praça de alimentação do shopping, a esteira tem 74 vezes mais bactérias do que uma torneira de banheiro, e os halteres são os equipamentos mais sujos de todos, com 362 vezes mais bactérias do que um vaso sanitário.

Se você pensar a respeito, a situação dos halteres pode fazer sentido. É provável que você já tenha limpado sua esteira após o uso, e até já tenha visto alguém a limpando. Mas você já viu alguém limpar um par de halteres após usá-lo?

Qual a recomendação?

O ideal é que você desinfecte o seu equipamento antes e depois de usá-lo, e evite sempre caminhar descalço na academia ou toque o rosto com as mãos sujas durante o treino. Além disso, você deve sempre lavar as mãos imediatamente após sair da academia, além de tomar banho e colocar as roupas para lavar, assim que possível.

A melhor maneira de higienizar os aparelhos e objetos nas academias é usando álcool e papel toalha. O uso de toalhas de pano ou outros tecidos não é recomendado, pois eles podem espalhar as bactérias e causar uma contaminação ainda maior ao invés de limpar os aparelhos. Algumas academias já disponibilizam bombinhas com desinfetante para que os alunos possam fazer a limpeza dos acessórios e equipamentos antes de treinar.
Durante a prática, use sempre roupas que protejam o seu corpo, como calças de ginástica, meias – de preferência compridas – e tênis para proteção dos pés. Caso apresente coceiras, manchas e demais problemas pelo corpo, procure um médico especialista.

Famosas antes e depois da academia:

Fonte: Bolsa de Mulher