É comum em dietas restritivas cortar vários alimentos do cardápio. Com o objetivo de emagrecer, nutricionistas recomendam consumir leite e iogurtes desnatados. Para quem adora queijo, o ideal é consumir cottage ou ricota.

Creme de ricota é bom para a dieta?

“O total calórico do creme de ricota é menor em relação aos outros queijos, ele tem menos gorduras e calorias que o queijo branco, ele é ótimo para fazer trocas inteligentes”, afirma o nutrólogo Roberto Navarro.

Além disso, por ser rico em proteínas, o creme de ricota dá sensação de saciedade e, consequentemente, faz com que a pessoa não sinta fome de novo com muita rapidez.

O creme de ricota, assim como outros derivados do leite, pode ser consumido todos os dias, mas é importante ficar atento à quantidade ingerida. Navarro explica que ter poucas calorias não faz com que ele possa ser consumido sem moderação. O ideal é o consumo de duas porções de leite ou derivado do leite ao dia.

“Se for um alimento líquido, uma porção significa 250 ml, se for cremoso, uma colher de sopa cheia, e se for um queijo, por exemplo, 30 gramas”, explica o nutrólogo.

Creme de ricota light

Para quem não quer consumir o creme de ricota todos os dias, o cottage é um excelente substituto porque equivale nutricionalmente à ricota, ou seja, tem praticamente as mesmas quantidades de gordura e cálcio.

Além disso, as opções light deste queijo também são ótimas, porque elas têm ainda menos gordura que as versões tradicionais.

Como comer creme de ricota?

Tanto a ricota quanto o cottage têm sabores neutros e, por isso, podem ser usados em receitas salgadas, como em tomates recheados, e doces, por exemplo como substituto do leite condensado no brigadeiro.

Comumente consumidos como substitutos do requeijão e da manteiga, a nutricionista Camila Cavichioli diz que o creme de ricota também pode ser usado como substituto do creme de leite em algumas receitas.

O nutrólogo Roberto Navarro também dá outra dica bem legal para quem acha o cottage e a ricota sem sabor. “Você pode temperar a ricota com ervas, temperos, sal de ervas, especiarias, gersal (sal com gergelim)”, comenta.

Para quem não dispensa uma sobremesa ou não gosta muito de comer frutas, uma boa ideia é bater o creme de ricota com frutas e depois deixar gelar. A mistura vira uma sobremesa simples, saudável e refrescante. 

Fonte: Bolsa de Mulher