Em geral, se perde uma média de 100 fios de cabelos por dia, quantidade que aumenta no outono e na primavera. Os ciclos de vida dos folículos assim o determinaram, então não se preocupe se perder mais cabelos no banho ou quando penteá-los em determinados períodos. Porém, se a quantidade for sempre exagerada, saiba que fatores externos tais como má alimentação, estresse ou problemas hormonais podem aumentar a queda de cabelo.

Se você está nesta situação, é importante conversar com seu médico, mas se você quiser evitar a queda precoce, observe cinco dicas:

1. Higiene dos fios
É aconselhável lavar o cabelo com certa frequência usando shampoos de qualidade e adequados para o seu tipo de cabelo, que não vão maltratá-lo ou enfraquecê-lo.

2. Dieta equilibrada
Tanto uma dieta muito restritiva quanto uma com abuso de alimentos com alto índice glicêmico, como carboidratos podem ser prejudiciais para o seu couro cabeludo. Os nutrientes que fortalecem o cabelo também vêm dos alimentos que comemos, e os melhores para mentê-lo saudável e forte são: frutas e legumes, carne vermelha, peixes, azeite de oliva e nozes.

3. Escovação
Manter o cabelo limpo e penteado é importante também para evitar o enfraquecimento. Embora alguns mitos sobre a queda relacionam o fato de escovar com o fato de cair mais cabelo, se você usar uma boa escova e não escová-lo de forma agressiva, só vai remover as fibras que já caíram.

4. Remédios naturais
Existem alguns remédios naturais que, pelas suas propriedades, estimulam o crescimento do cabelo, diminuindo sua queda. Alguns deles são:
– O chá verde, por suas propriedades antioxidantes.
– A cebola roxa, por sua quantidade de enxofre.
– Alguns óleos essenciais como lavanda, alecrim ou tomilho.
– O feno-grego, cuja semente contém proteína e ácido nicotínico que ajuda o crescimento do cabelo.
– A babosa por sua quantidade de minerais, vitaminas e fitonutrientes.
– A raiz de alcaçuz, porque inibe a ação da dihidrotestosterona, um hormônio que afeta a perda de cabelo.
– A linhaça, por seus ácidos graxos, ômega 3.
– A beterraba, por sua vitaminas B e C e minerais.

5. Loções antiqueda
Os tratamentos por via tópica também podem ser eficazes. Converse com seu dermatologista a respeito. Existem no mercado algumas soluções que promove o crescimento do cabelo e espessamento do couro cabeludo.

Fonte: Bolsa de Mulher