Os funcionários do Google propuseram a criação de 13 novos “emoji trabalhadores” que retratam mulheres em diferentes empregos, sendo eles: estrela do rock, especialista em tecnologia, agricultora, operária, professora, cientista, chefe de cozinha, mecânica, enfermeira, engenheira de software, doutora, executiva e uma mulher graduada.

O objetivo é evidenciar a diversidade de carreiras femininas e “empoderar meninas em todos os lugares” com emoji inclusivos.

Empoderamento femino

A proposta foi intitulada “Expandindo emoji de profissões: Reduzindo a desigualdade de gênero”. Nele, os funcionários do Google dizem que as mulheres jovens são as principais usuárias de emoji e citam um artigo do jornal norte-americano New York Times que lamenta a falta de emoji trabalhadores femininos para defender o pedido.

Novos emoji

Na proposta, os funcionários dizem que eles escolheram, propositalmente, funções de diferentes setores com o intuito de incluir uma grande variedade de profissões nas áreas: saúde, negócios, ciência, educação, tecnologia, alimentação e agricultura.

No documento, cada profissão tem também um representante do sexo masculino usando os mesmos acessórios e roupas. Além disso, a declaração recomenda a implementação destes emoji o mais rápido possível devido a “urgência de melhorar a representação de mulheres nos emoji”.

O texto foi apresentado recentemente ao Unicode Consortium, instituição que aprova e implementa os emoji, e os funcionários esperam que a implementação aconteça até o fim de 2016.

“Acreditamos que (estes emoji) vão capacitar mulheres jovens (as principais usuárias emoji) e melhor refletir sobre os papéis fundamentais que as mulheres desempenham no mundo”, afirma um trecho escrito pelos funcionários na proposta. 

Fonte: Bolsa de Mulher