pitty/Instagram

Depois de anunciar que está esperando um bebê, a cantora Pitty divulgou a primeira foto grávida, mostrando a barriguinha que já começa a aparecer. “Olha só quem já está querendo dar pinta por aqui”, disse ela na legenda da publicação em seu Instagram.

mas olha só quem já está querendo dar uma pinta por aqui… 😱👶🏻💕

Gravidez de Pitty

A novidade, no entanto, fez com que ela precisasse se afastar dos palcos. Integrante da turnê que celebra o rock brasileiro ao lado de nomes como Nando Reis, Paula Toller e a banda Paralamas do Sucesso, ela não pode comparecer aos shows já realizados em Porto Alegre e Rio de Janeiro e ainda não tem previsão para os próximos. A cantora já sofreu um aborto espontâneo alguns anos atrás, aos três meses de gravidez.

O anúncio da gestação e do afastamento foi feito por ela em um texto em seu site oficial. “Eu tenho uma noticia boa e uma meio chata. A boa é que eu tô grávida! Era uma coisa que eu e Dani [Daniel Weksler, baterista da banda NX Zero e marido de Pitty] queríamos muito, por causa dos compromissos assumidos adiamos, mas aconteceu. Tô aqui, gravidinha e muito feliz com a expectativa dessa nova aventura Bom, lá vem a notícia meio chata: o ritmo da estrada é muito pesado, muitos voos, longas viagens de ônibus, tudo muito puxado mesmo. Então, para minha proteção e a do bebê, meu médico recomendou (meio que me obrigou porque sou teimosa) a fazer repouso total”, explicou.

Ela disse ainda que está vivendo um turbilhão de pensamentos e emoções. “Isso é vida! Por mais que se planeje, no final a gente tem é que lidar com as coisas que acontecem e eu quero manter isso no positivo. Procuro entender a importância desses fatos e, apesar de querer fazer tudo ao mesmo tempo, não posso contrariar as ordens médicas”, disse.

Grávida precisa ficar de repouso?

O ginecologista e obstetra Alberto Guimarães explica que o repouso na gravidez, no geral, não é necessário, a não ser quando tenha ocorrido algum problema, como sangramentos ou cólicas.

Em casos como o de Pitty, que já passou por um aborto espontâneo, também podem ser necessários cuidados específicos, principalmente porque pode haver um medo da própria gestante de que aconteça novamente.

Outro ponto destacado por ele em relação à cantora é sobre o risco de contaminação com o vírus H1N1, já que os shows costumam acontecer em ambientes fechados e muito cheios, fator que aumenta as chances da doença.

Cuidados na gravidez

Ainda segundo o médico, os três primeiros meses da gravidez são os mais delicados, pois o bebê ainda está em formação. Nesse período, é comum que as mulheres sintam enjoos, pequenas cólicas e muito sono, o que, naturalmente, já faz com que o ritmo seja reduzido. Já na reta final, com o aumento do peso e a chegada de alguns desconfortos, o ritmo volta a ficar lento novamente. “Não é preciso ser radical, mas sim ter equilíbrio. Quem já tem uma rotina, mesmo de atividades físicas, por exemplo, pode manter”, diz.

Também é importante beber muito líquido, manter uma alimentação saudável e evitar roupas muito justas, que podem causar corrimentos. E, sempre que houver dúvidas, um médico deve ser consultado para indicar o que for mais adequado para cada gestante.

Fonte: Bolsa de Mulher