As camisinhas têm duas importantes funções: prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis e evitar a gravidez. O preservativo masculino tem 97% de eficácia, ou seja, em apenas 3% dos casos existe o risco de o material se romper e permitir a passagem dos espermatozoides. Portanto, é muito difícil engravidar quando ele é usado corretamente – porém, não impossível.

Foi justamente por falha deste método contraceptivo que a atriz Deborh Secco engravidou, conforme revelou recentemente em entrevista para a revista Glamour.

Gravidez não planejada

Deborah engravidou apenas um mês após assumir namoro com o surfista baiano Hugo Moura. Com o namoro ainda no início, a atriz conta que ainda não tinha planos de engravidar. Ela inclusive estava gravando a novela Verdades Secretas quando descobriu a gravidez e teve que deixar o elenco.

A atriz contou que na época não estava tomando anticoncepcional porque pretendia congelar os seus óvulos. “Parei de tomar pílula pra congelar meus óvulos, porque todas as minhas amigas estavam com dificuldade de engravidar, e o médico falou que o ideal era congelar com 35. Pra fazer o procedimento, tinha que ficar durante seis meses sem anticoncepcional”, contou na entrevista.

Sem o anticoncepcional, ela continuou usando camisinha em suas relações sexuais, mas um imprevisto mudou seus planos. “Por causa de uma camisinha furada, Maria Flor nasceu”, relembrou.

Como evitar que a camisinha fure? 

Para isso não acontecer, é importante ter alguns cuidados e usar o preservativo da forma correta para evitar os erros mais comuns. Veja a seguir como ter relações sexuais seguras:

Verifique a data de validade

Você pode não saber, mas camisinha tem data de validade e precisa ser respeitada. Depois que vence, o material fica mais suscetível a rupturas. Não deixe de verificar essa informação na embalagem antes de usá-la.

Abra a embalagem com as mãos e procure furos

Muitas pessoas abrem a embalagem da camisinha com os dentes, mas isto é errado. Ao fazer isso, você pode acabar estragando a camisinha sem nem perceber. Opte sempre por abrir com as mãos e com cuidado.

Depois disso, com o preservativo ainda enrolado, dê uma olhada para ver se você encontra algum furo. Também é importante evitar guardar a camisinha na carteira ou no bolso porque o constante manuseio e o calor excessivo podem danificá-la. 

Como colocar a camisinha?

O preservativo não pode ser desenrolado fora do pênis por dois motivos: isso dificulta a colocação e facilita a entrada de ar e, consequentemente, aumenta o risco de ruptura durante a relação sexual.

Ao colocar a camisinha, é importante pressionar a ponta para tirar todo o ar contido nesta área, continuar segurando enquanto desenrola o preservativo até a base do pênis e só depois soltar. Segundo a ginecologista e obstetra Karina Zulli, esta folga na ponta que é a responsável por diminuir os riscos de ruptura.

Camisinha tem lado certo

“Se o preservativo for colocado do lado errado, será fácil perceber, pois a pessoa terá dificuldade para fazer o rolamento até a base do pênis”, explica a ginecologista. Quando isso acontecer, descarte a camisinha e coloque outra.

Nunca use duas camisinhas juntas

A técnica não aumenta a eficácia, muito pelo contrário: além de desnecessário, colocar um preservativo sobre o outro é também perigoso porque eles vão ficar muito justos e isso aumenta a chance de rasgarem.

O pênis deve ser tirado ainda ereto de dentro da vagina

O correto é tirar pênis de dentro da vagina com ele ainda ereto, logo após a ejaculação. “Se houver perda de ereção pós-ejaculação e o homem ainda estiver na penetração intravaginal, ao tirar o pênis, o preservativo permanecerá dentro da vagina”, explica a ginecologista.

Quando isto acontece, o sêmen pode entrar em contato com o interior da vagina e acontecer a concepção.

Coloque o preservativo desde o começo da relação

É importante colocar a camisinha assim que o pênis ficar ereto e não somente pouco antes da ejaculação. A ginecologista explica que apenas uma gota de lubrificação do pênis já pode conter até um milhão de espermatozoides. Apesar de a possibilidade de fecundação desta forma ser pequena, é importante prevenir.

Use a camisinha correta

A camisinha tem que ser adequada ao tamanho e espessura do pênis. Ela não pode ficar nem larga, porque corre o risco de escorregar, nem justa porque aí pode estourar durante a relação sexual.

Fonte: Bolsa de Mulher