Seguir uma dieta balanceada depende, dentre outros fatores, do que você come, da quantidade de cada grupo alimentar no seu prato, da forma de preparo da comida e do horário da refeição. São tantos fatores para nos preocuparmos que uma matéria do site Guard Your Health baseada em informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidaos traz um guia para definir o tamanho das porções de cada alimento apenas comparando a partes da sua mão. A dieta da mão pode ser uma forma eficiente de emagrecimento sem que você precise contar calorias ou se preocupar com o peso de cada refeição.

Emagrecer com saúde

Você é daqueles que adora passar bastante manteiga no pão? Não dispensa repetir o prato de massa na hora do almoço? Sempre pede um copo de refrigerante grande no cinema? Estas são apenas algumas das situações em que o tamanho da porção da comida importa muito e pode ser um entrave no seu processo de emagrecimento. Afinal, se sua proposta é perder peso com saúde, o ideal é equilibrar a quantidade dos alimentos e não abusar de comidas muito gordurosas ou açucaradas e pouco nutritivas.

É importante destacar que estas porções são apenas referências para quem quer manter uma dieta com poucas calorias e que atividades físicas são fundamentais para uma vida saudável. Antes de entrar em qualquer dieta, procure ajuda de um nutricionista e de outros profissionais de saúde para saber quais serão as melhores escolhas para você. Isso porque cada corpo tem um metabolismo e necessidades nutricionais diferentes. Assim, adotando um plano alimentar específico para o seu caso, não apenas você conseguirá resultados muito mais rápidos, mas também garantirá muito mais saúde no processo.

Dieta da mão: quanto comer de cada alimento?

Na ilustração que preparamos abaixo, você aprenderá quanto é a porção ideal para consumir de cada tipo de comida:

Fonte: Bolsa de Mulher