racorn/ShuterStock

Se você precisa se preparar para uma prova importante ou concurso competitivo e procura sempre novas maneiras de se concentrar e garantir boa memorização, saiba que pode sair na frente se pintar seu quarto ou escritório com algumas cores que podem te deixar mais inteligente.

Uma pesquisa recente divulgada pelo site “Daily Mail” convidou alunos a ler um texto e a responder a perguntas de múltipla escolha em um teste realizado em quartos com seis tonalidades diferentes de cores: tons pálidos e vívidos de azul, vermelho e amarelo.

Kotin/Shutterstock

De acordo com o estudo, as pontuações dos alunos na compreensão de leitura foram significativamente maiores nas salas vermelhas e amarelas, de tons vívidos. Aseel Al-Ayash, autor do trabalho científico, afirma que cores vivas ajudam no desempenho de aprendizagem, afetando positivamente estados psicológicos e fisiológicos. Se as tarefas de leitura são complexas, as cores vivas podem aumentar a excitação para níveis ideais que garantem maior compreensão.

Estudos anteriores já indicavam que as cores vermelha e amarela são mais estimulantes do que azul e verde. O pesquisador conta que a maioria dos participantes acreditava que as cores pálidas seriam mais apropriadas para ambientes de aprendizagem por serem consideradas calmas e relaxantes.

Porém, os aspectos calma e relaxamento não são bons para garantir mente alerta e ativa para o aprendizado. Se a tarefa é monótona, o vermelho, por exemplo, pode estimular os alunos e melhorar resultados, garante, o estudioso.

Truque científico: 

Fonte: Bolsa de Mulher