É muito comum encontrarmos pessoas que querem emagrecer, mas existem também os casos de quem deseja ganhar massa corporal. Para essas pessoas, o maior desafio é aumentar os quilos na balança sem acumular gordura na região no abdômen. Se você quer engordar de forma saudável, não pode sair comendo tudo o que vê pela frente.

Se o objetivo é ganhar massa magra, e não gordura, é necessário se preocupar com tanto com a alimentação quanto com a prática de exercícios físicos. Veja as dicas do especialista em Nutrição Esportiva e professor da academia Just Fit Márcio Gaefke.

Exercícios musculares

É importante pensar que a absorção de proteínas pelo organismo contribui para o ganho de massa. É por isso que, além de uma dieta balanceada, você deve investir na prática de exercícios que estimulem as fibras musculares, que são responsáveis por absorver mais proteína.

Os exercícios mais indicados são os com resistência muscular, por isso, a musculação é a prática mais comum para esta finalidade.

Dieta para ganhar peso

O principal para quem quer engordar sem ganhar gordura abdominal é não ficar longos períodos sem se alimentar. “Comer pequenas porções de 3 em 3 horas acelera o metabolismo e contribui para o ganho de massa muscular”, explica Gaefke.

Isso porque, se o corpo fica muito tempo em jejum, passa a queimar músculo para se alimentar, preservando a gordura, que é a fonte principal de sobrevivência.

Além disso, Márcio ressalta que o ideal é incluir muitas fibras no dia a dia e beber bastante água.

Outro ponto fundamental é incluir proteínas (como carne, iogurte, proteína vegetal, suplementos proteicos, etc.) em todas as refeições – tanto as principais quanto os lanches intermediários. O carboidrato (presente em alimentos como arroz, batatas, frutas e grãos) também é fundamental para a construção de músculos.

Para a obtenção de resultados rápidos, o ideal é consultar um especialista em nutrição, que montará um plano alimentar específico para o seu corpo e rotina de atividades.

Fonte: Bolsa de Mulher