Todo mês é a mesma história: você sabe que por alguns dias vai enfrentar uma pequena batalha de sensações dentro do seu corpo chamada TPM (tensão pré-menstrual). Depois de alguns anos convivendo com isso, você até já sabe o que esperar. Duvida? Confira oito ilustrações que detalham perfeitamente como você se sente durante a TPM.

Inchada

A sensação de inchaço no corpo é um dos primeiros sinais de que a TPM chegou. E é normal: a alteração hormonal do período altera, por exemplo, os receptores renais responsáveis pela absorção de água, o que causa retenção de líquido. Isso faz com que pernas, pés, seios e abdômen aumentem um pouco.

Triste

Na TPM, é comum que muitas mulheres tenham sono demais ou de menos. Esse desequilíbrio é um dos principais fatores associados à depressão: choro fácil, sentimentos autodepreciativos e desânimos são algumas das consequências.

Irritada

Não há ser humano que fique feliz quando está sentindo dor, certo? Por isso, as cólicas, dores de cabeça e desconfortos no corpo podem fazer com que muitas mulheres fiquem irritáveis nesse período.

Ansiosa

O combo irritabilidade + sensibilidade + sono desregulado é responsável também pela ansiedade característica da TPM.  É possível sentir instabilidade afetiva e muita tensão.

Raivosa

Além da ansiedade e irritabilidade, aquela vontadezinha de brigar com alguém também pode aparecer. Raiva sem motivo aparente, sensação de estar ‘no limite’, com os ‘nervos à flor da pele’, palpitações e sentimentos de descontrole emocional são normais nessa fase.

Modo zumbi

Quadros de insônia ou de hipersonia (sono excessivo) também são desencadeados pelas flutuações hormonais e de outras substâncias (como estrogênio, progesterona, serotonina e cortisol). Resultado: seja por dormir demais ou de menos, você sente que está parecendo um zumbi.

Distraída

Está difícil trabalhar na TPM? Isso tem explicação: junto com o quadro depressivo e os distúrbios do sono, vem também o esquecimento, moleza, falta de energia e confusão mental. Isso só passa quando tudo se estabiliza porque os níveis de estrogênio voltam a subir.

Cheia de espinhas

O estado em que a pele fica, então, nem se fala. Aumento da oleosidade e da acne são efeitos comuns dessa fase por conta das alterações hormonais.

Saiba como acabar com o sintomas

Fonte: Bolsa de Mulher