Quando você chega no supermercado ou farmácia e se depara com a imensa quantidade de opções de xampus pode ficar indecisa sobre qual o tipo mais indicado para cuidar dos seus cabelos. Confusa, chega até a refletir se deve começar a ouvir opiniões alternativas sobre mulheres que, em busca de tratamentos sempre naturais, pregam o fim do uso do cosmético para lavar os cabelos.

Conhecidos como No e Low Poo, os movimentos indicam que os produtos industrializados apenas mascaram a saúde dos fios e prejudicam sua leveza e formato naturais, destruindo a forma dos cachos, por exemplo.

A corrente denominada de Low Poo defende o uso de produtos com agentes de limpeza mais leves do que os comuns para retirar apenas a impureza dos fios e não a oleosidade e outros componentes naturais. Para ser adepta da técnica, seria necessário abandonar todos os cosméticos que contêm, por exemplo, sulfatos e derivados do petróleo, como vaselina e parafina.

Mais radical, o movimento chamado No Poo afirma que mesmo os xampus mais leves devem ser abolidos, assim como qualquer outro cosmético que contenha silicone insolúvel em água, como máscaras e cremes leave-in. Assim, os cabelos seriam tratados apenas com receitas caseiras e naturais, sem substâncias químicas fortes.

Apesar da ideia parecer natural e contar com relatos positivos de mulheres que adotaram a prática (confira os vídeos abaixo), abandonar completamente o xampu não é indicado por dermatologistas. Segundo os especialistas, ainda não existem métodos capazes de substituir o produto para remover sujeira e poluição dos fios e do couro cabeludo. O importante, de acordo com os profissionais, é usar corretamente o xampu, sem exageros e abrir mão somente se a pessoa sofrer com algum tipo de alergia.

Confira as opiniões de mulheres que falam sobre os movimentos No e Low Poo:

Tudo que você precisa saber sobre No e Low Poo:

Rayza Nicácio fala sobre o uso de xampus:

Dicas para adotar o No e Low Poo:

Fonte: Bolsa de Mulher