LarsZ/Shutterstock

Você toma banho e lava a cabeça quase diariamente e sempre, assim do mesmo jeitinho, desde que aprendeu a ser independente nesta tarefa e durante anos. Mas afinal de contas, você sabe realmente lavar seus cabelos? Conheça algumas dicas para conquistar um cabelo brilhante e saudável.

1. Prepare os fios antes
Antes de lavar a cabeça, é recomendado escovar o cabelo para remover resíduos de produtos de fixação. Você também não deve esquecer de penteá-los todos os dias antes de ir para a cama para remover detritos que foram aderindo aos fios durante o dia.

2. Eleja um shampoo preferido
É mito a ideia de que o cabelo “se acostuma” a um produto, e que depois para de fazer efeito. Cabelo não pode desenvolver imunidade, porque não tem vida. Normalmente, quando se usa um produto por muito tempo, você acaba se acostumando a ele até chegar ao ponto de não se surpreender com os benefícios. No entanto, quando você usa um novo produto, obviamente, o cabelo reage de forma diferente, não porque ele estava acostumado ao produto anterior, mas porque é uma nova fórmula. Saia em busca de um shampoo, uma máscara e um condicionador que você goste e seja fiel.

3. Não use muito produto
Os especialistas recomendam primeiro lavar delicadamente o couro cabeludo sem fazer círculos, para não embaraçar o cabelo. Enxágue bem e faça uma nova aplicação e limpeza, mas desta vez da raiz às pontas. Também não esqueça os tempos de aplicação recomendados: deixe os produtos atuarem.

4. Use água fresca
Não lave a cabeça com água muito quente, porque abre a cutícula e parte da fibra. Para os mais corajosos, a última lavagem deveria ser com água fria. Você vai conseguir cabelos mais brilhantes.

5. Aplique condicionador
Não há necessidade de distribui-lo por todo o cabelo: basta aplicá-lo nas extremidades. Aplique toda vez que você lavar a cabeça, penteie o cabelo e deixe-o agir.

Fonte: Bolsa de Mulher