A esfoliação é um dos procedimentos mais importantes para a manutenção da beleza da pele. Ele ajuda a remover a camada de células mortas que atrapalha a respiração cutânea, além de ativar a circulação sanguínea, prevenir cravos, espinhas, pelos encravados e dar mais viço à pele.

A melhor notícia é que com alguns produtos que você provavelmente já tem na sua dispensa é possível preparar misturas eficazes para esfoliar o rosto e corpo. Veja quais são as melhores para cada uma dessas partes.

Esfoliante caseiro para o rosto: receitas 

Esfoliante de granola

A cosmetóloga Lucienne Souza, do Spa da Pele ensinou a receita para peles ressecadas: misture 1 xícara (chá) de granola com 1 xícara (chá) de água bem quente e misture. Passe um hidratante no rosto enquanto a mistura amorna e, depois aplique-a com leves batidinhas e movimentos circulares. Faça isso por cerca de 1 a 2 minutos e, em seguida, remova todo o produto com água corrente.

Esfoliante de linhaça

Com um garfo, esprema 5 uvas roxas ou vermelhas e retire as sementes. Quando as frutinhas estiverem com aspecto de papa de bebê, adicione a linhaça. Misture bem e aplique sobre o rosto, que deve estar limpo, sem maquiagem e devidamente higienizado. “As uvas são ricas em vitamina C, vitamina E, vitamina K, minerais, e resveratrol, que inibe a formação de radicais livres, vilões que deixam a pele com aspecto de envelhecida e cansada. Já a linhaça é rica em ômegas 3, 6 e 9, que fazem o resultado ser ainda melhor”, ensina a esteticista Natasha Rivero, da clínica Auraclara, de São Paulo.

Esfoliante de sal grosso

A dermatologista Elizete Kaffer, da Clínica Shalon de Campinas (SP) recomenda a mistura para ajudar na prevenção de cravos e espinhas. Basta diluir um pouco de sal grosso no sabonete líquido e passar durante o banho, diariamente. “O sal grosso possui propriedades emolientes, que amolecem os cravinhos, e bacteriostático, que neutraliza o meio favorável à proliferação de bactérias”, explicou.

Esfoliante caseiro para o corpo: receitas 

Mel com açúcar

O dermatologista Alberto Cordeiro recomendou uma mistura simples: “uma boa opção é misturar mel com açúcar (nas mesma quantidades) e esfregar em movimentos circulares. Essa receita funciona bem para esfoliar áreas como pés e cotovelos, mas também ajuda a cuidar da pele do rosto”, explicou. Enquanto o mel hidrata a pele, o açúcar ajuda a remover as células mortas.

Banana e açúcar mascavo

Rico em vitaminas e minerais que deixam a pele firme, o esfoliante é preparado com três bananas e uma xícara de açúcar mascavo. Basta colocar os ingredientes em uma tigela e mexer com uma espátula.

Esfoliante para o bumbum

As famosas também apostam em receitas caseiras para manter a pele lisinha. A modelo Aline Bernardes tem uma fórmula especial para esfoliar o bumbum e coxas. Ela mistura meia xícara de leite, duas colheres (sopa) de mel e uma de aveia para hidratas e deixar a pele lisinha.

anote 4 receitas caseiras para usar

 

Fonte: Bolsa de Mulher