Que a água faz muito bem para a saúde é incontestável, mas e que ela é capaz de acelerar o emagrecimento, tal qual um alimento funcional, você sabia? A ciência já mostrou que ela é uma ótima aliada para quem quer perder peso e agora um novo estudo mostra que 3 copos grandes, se tomados na hora certa, podem ajudar.

Beber água para emagrecer: estudo 

Uma nova pesquisa, publicada no periódico científico Obesity, avaliou como o consumo de água influencia o emagrecimento.

Para isso, os pesquisadores dividiram mais de 80 pessoas com obesidade em dois grupos. Todos os participantes receberam aconselhamento para perda de peso e foram orientados a fazer exercícios, dieta e adotar um estilo de vida mais saudável.

Quantidade e hora de tomar água 

Enquanto um dos grupos foi orientado a tomar 500 ml de água antes das três principais refeições, o outro deveria imaginar que estava com o estômago cheio antes das refeições.

Resultados

Depois de 12 semanas, todos os participantes do estudo haviam perdido de 5 kg a 8 kg, mas aqueles que precederam as refeições pela água emagreceram, em média, 2 kg a mais. De acordo com os achados, esses participantes ingeriram, em média, 40 calorias a menos por refeição.

Por que beber água emagrece? 

O consumo de grandes volumes de água ajuda no emagrecimento porque o líquido ocupa espaço no sistema digestivo, sem adicionar calorias à alimentação, e causa sensação de saciedade. É por isso também que o melhor momento para turbinar a ingestão de água é antes das refeições.
 

Fonte: Bolsa de Mulher