A queimadura de sol ou eritema solar é causado pela exposição prolongada aos raios ultravioletas (UV), que mesmo em dias nublados e frios, podem causar queimaduras de terceiro grau. Aproximadamente 30% dos adultos e 70% das crianças e adolescentes relatam, pelo menos, uma queimadura solar durante o período de um ano. Além do desconforto e risco de desenvolver câncer de pele, como disfarçar tanta vermelhidão?

instagram/hudabeauty

A blogueira Huda Kattan ensina como disfarçar o visual pimentão do rosto, colo e ombros usando corretivo verde. Depois, a morena ainda investe um camadas generosas de base e pó compacto de uma tonalidade abaixo de seu tom de pele.

Cuidados com a pele queimada

Porém, tenha em mente que os males causados pelo abuso à exposição solar não são reversíveis, alguns cuidados podem somente aliviar os sintomas. Confira seis dicas:

1. Para conseguir se vestir
Você pode fazer compressas frias de soro fisiológico ou chá de camomila bem concentrado e gelado. Na hora de escolher as roupas, opte por peças leves e folgadas, de algodão.

2. Na hora do banho
Opte por banhos mornos ou frios, para não agredir ainda mais a pele que já está sensível por conta da queimadura. Não é aconselhável tomar banho com bucha, muito menos quando a pele estiver queimada ou descascando de sol. Também tente reduzir a quantidade de sabonete.

3. Hidrate muito bem a pele

Os hidratantes são essenciais para recuperar a saúde da pele, principalmente, os neutros e hipoalergênicos, para não irritar ainda mais.

4. Consuma muito líquido
Tome esse cuidado também com alimentação priorizando comidas leves e bem cheias de água. É essencial ingerir bastante líquido, principalmente isotônicos, sucos e água de coco.

5. Busque medicação
Consulte seu médico, existem medicações sintomáticas para cada caso (dor, febre). A medicação anti-inflamatória pode ser prescrita via oral e, se necessário, via venosa.

6. Evite mais sol
Não se deve expor a pele já queimada ao sol. Isto pode causar uma queimadura maior e com risco de ainda poder manchar a pele.

Fonte: Bolsa de Mulher