A atriz Fernanda Paes Leme foi a um cirurgião-plástico para “dar um jeitinho” no lóbulo de sua orelha, que rasgou por causa de seus brincos pesados. O uso contínuo de brincos grandes e pesados pode alargar o furo feito no lóbulo, que vai ficando cada vez mais baixo, até o local rasgar. 

Lóbulo rasgado

Além disso, o lóbulo também pode rasgar por acidente, por exemplo, quando uma criança puxa o acessório ou quando o brinco enrosca em algum lugar. O mais comum é o lóbulo ir rasgando com o tempo.

Portanto, se você gosta de brincos grandes, preste atenção no peso deles ao comprá-los. Caso você use brinco pesado, opte por usar brincos menores e mais leves nos dias seguintes.

Reconstrução de lóbulo

Como é feita?

Quando o lóbulo rasga ou o furo da orelha está muito grande (com o risco de rasgar) é importante recorrer à cirurgia de reconstrução do lóbulo.

De acordo com cirurgião-plástico Allan Bernachi, é aplicada uma anestesia local e o procedimento é feito no próprio consultório.

“Para fazer a correção, é retirada a parte inferior do lóbulo, que está rasgada, e o lóbulo é costurado para que ele volte a ter o formato normal, sem o excesso de pele”, explica o cirurgião.

O mesmo procedimento é feito quando o lóbulo não está completamente rasgado, mas a pele que existe embaixo do furo está muito fininha.

Como diminuir o furo da orelha?

Se o furo está apenas largo demais, impedindo as mulheres de usarem brincos pequenos, o cirurgião retira parte da pele de dentro do furo e costura parte do buraco para ele ficar menor.

Além disso, furos muito grandes costumam incomodar as mulheres que gostam de usar brincos grandes (quanto mais pesado o brinco, mais em evidência fica o rasgo no lóbulo).

A cirurgia na orelha demora de 30 a 45 minutos por lóbulo e não tem contraindicações. A cicatriz fica visível por um tempo, mas Allan explica que a região é boa para cicatrização e, por isso, com o tempo ela fica praticamente irreconhecível.

Os furos nós lóbulos podem ser refeitos após 30 dias. O cirurgião pede para que eles sejam feitos com ele para que sejam feitos no lugar certo, nunca sobre a cicatriz. 

Fonte: Bolsa de Mulher