cunaplus/Shutterstock

Se você é fanática por futebol, frequenta estádios e, mesmo quando está em casa acompanhando um jogo do seu time pela televisão sente que vai morrer de ansiedade a cada lance mais decisivo, saiba que pode, literalmente, sofrer um ataque do coração, segundo um recente estudo divulgado pelo site “Daily Mail”.

Estresse mental associado a grandes eventos esportivos pode aumentar o risco de problemas cardíacos, de acordo com a pesquisa britânica apresentada na conferência da Sociedade Cardiovascular em Manchester.

anekoho/Shutterstock

O trabalho científico acompanhou 15 pessoas com doença coronária significativa e 11 sem em testes para desencadear estresse mental, enquanto faziam a medição de pressão arterial e velocidade do fluxo sanguíneo das artérias. Os estudiosos descobriram que os testes resultaram em um aumento na frequência cardíaca e pressão arterial, refletindo um aumento na demanda de oxigênio pelo músculo cardíaco.

Na avaliação, o fluxo de sangue em pacientes com história de doença cardíaca não se elevou para atender a essa demanda, além de descobrirem um aumento da incapacidade do sangue de fluir através dos pequenos vasos sanguíneos do coração. Apesar de interessante e relevante, o líder da pesquisa aponta que estudos de escala maiores são necessários para confirmar a conclusão inicial obtida nesta análise.

Ataque cardíaco: 

Fonte: Bolsa de Mulher