Absorventes externos, tampões e coletores menstruais não são os métodos disponíveis para lidar com o fluxo menstrual. Um novo produto, que à primeira vista pode parecer um pouco estranho, promete mudar tudo isso. Trata-se de uma calcinha que absorve o sangue e, de acordo com a marca, não te deixa úmida nem incomodada.

Calcinha que absorve menstruação: o que é e como funciona? 

De acordo com o site da Thinx, marca que produz essa novidade, graças a uma tecnologia própria, a calcinha tem capacidade de absorção equivalente a dois absorventes internos.
A promessa é que a região íntima continue sequinha e que não haja vazamentos. Essa ação ocorre por causa das camadas da calcinha: uma superior, que drena o líquido, e a inferior, superfina, que tem a função de afastar o sangue do contato com pele e mucosa.

Essa tecnologia permite ainda que a calcinha seja trocada apenas uma vez por dia. Além disso, o tecido também seria capaz de afastar bactérias.

Como higienizar? 

A calcinha não precisa ser descartada, ela pode ser lavada e usada outras vezes. Para isso basta enxaguá-la e, em seguida, colocá-la na máquina de lavar como de costume, mas sem amaciantes.

Fluxo menstrual e tamanho da calcinha 

No site da marca, são indicados diferentes modelos de calcinha para cada fase da menstruação. Para dias de fluxo intenso, são recomendadas as “hip huggers”, calcinhas de lateral mais grossa. Para os fluxos intermediários, os modelos “sport” (mais básico) e o de cintura alta são as sugestões. Para os dias mais leves, os modelos cheeky (um pouco mais cavados) e a calcinha tipo short. No finalzinho da menstruação, a calcinha fio dental da marca seria o suficiente.

Causa social 

Uma em cada 10 meninas africanas abandona a escola por causa da falta de absorventes para lidar com a menstruação.

A cada calcinha comprada, a Thinx enviará fundos à organização AFRIpads, que capacita mulheres a costurar absorventes reutilizáveis para meninas e mulheres que não têm acesso ao item de higiene íntima.

Fonte: Bolsa de Mulher