O leite de magnésia é um cosmético antigo que as vovós já utilizavam para cuidar da pele, mas que até hoje faz sucesso. Tendo como substância ativa o hidróxido de magnésio, o produto é conhecido como hidratante para pele e neutralizador de odor. Mas será que funciona?

De acordo com a dermatologista Dra. Adriana Salgado, da clínica AS.LP Dermatologia, não existem, de fato, comprovações científicas de que o uso do líquido seja eficaz, embora algumas propriedades possam agir na pele.

Propriedades do leite de magnésia

“O hidróxido de magnésio, que é a base do leite de magnésia, é uma substância alcalinizante, bastante utilizada como antiácido para aliviar azia e problemas no intestino”, explica a dermatologista.

Leite de magnésia no rosto

Além disso, muitas pessoas utilizam o produto no rosto para diminuir a oleosidade na pele. “Essa propriedade alcalinizante ajuda a equilibrar o pH do corpo, por isso muitas pessoas acreditam que pode regular a oleosidade do rosto, mas não é realmente efetivo”, ressalta a Dra. Adriana.

Leite de magnésia para os pés

A profissional explica que o efeito alcalinizante do produto também ajuda a diminuir a circulação de bactérias e, consequentemente, o odor. “A substância é um dos componentes do desodorante, mas, sozinha, não dá muito resultado e não diminui a transpiração por muito tempo. Para quem quer uma solução temporária para neutralizar o odor nos pés, um truque mais efetivo é fazer um chá preto bem forte e banhar pés e axilas nele”, indica a dermatologista.

produtos bons e baratos que deixam a pele linda

Fonte: Bolsa de Mulher