shutterstock_223488493

Muitas loiras têm medo de que o cabelo fique esverdeado depois de entrarem na piscina. A cosmetóloga e tricologista (especialista em cabelos) Cris Dios confirma que isso realmente pode acontecer. Ela explica por que a reação ocorre, como evitá-la e o que fazer depois que o cabelo já tiver sido danificado.

Por que o cabelo loiro fica verde na piscina? 

Responsável por cuidar dos cabelos de famosas como Mariana Ximenes, Thaila Ayala e Fenanda Paes Leme, a proprietária do salão Laces and Hair explica que o culpado por estragar os cabelos é o sulfato de cobre.

“O sulfato de cobre tem cor azulada e quando ele entra em contato como cabelo loiro, que é amarelo, fica verde”, comenta.

Segundo a especialista, isso acontece porque o cabelo loiro costuma ser poroso e ter cutículas abertas, o que facilita a penetração do sulfato.

Como proteger o cabelo loiro?

bikeriderlondon/Shutterstock

Mulher hidrata o cabelo como forma de prevenção antes de ir para a piscina

Manter o cabelo hidratado é o segredo. Cris explica que esse cuidado ajuda a diminuir a porosidade e evita que as cutículas fiquem abertas. Desta forma, o cabelo fica menos propício a absorver o sulfato de cobre presente na água da piscina.

Além dos hidratantes convencionais, as loiras também podem usar máscaras reconstrutoras, cremes de vitaminas e soro.

Outra forma de prevenir é não deixar o cabelo por muito tempo em contato com a água da piscina. “Se for ficar bastante tempo na água, procure fazer um coque ou prenda o cabelo de alguma forma para que ele não fique ‘mergulhado’ na água”, orienta a tricologista.

Tirar o verde do cabelo loiro: leite funciona mesmo?

Se o estrago já foi feito, a especialista garante: o leite realmente ajuda a reparar. O leite integral gelado é capaz de tirar o esverdeado dos fios porque a gordura dele é capaz de remover as partículas de sulfato de cobre presentes no cabelo.

Cris Dios comenta que, para surtir efeito, os cabelos devem ficar mergulhados por 30 minutos no leite. Vale ressaltar que isso costuma funcionar em cabelos que não estão muito danificados.

Se o cabelo ficar completamente verde, é necessário procurar um cabeleireiro e realizar procedimentos químicos. 

Fonte: Bolsa de Mulher