Pouca gente se lembra da importância de também tratar com carinho os utensílios que tornam a vida moderna mais fácil. Depois da geladeira, não há eletrodoméstico mais amigo do dia a dia que a máquina de lavar roupa. O problema é que quase ninguém faz a higienização adequada de tempos em tempos.

Pelo menos, duas vezes por ano é necessário desinfetar a máquina de lavar, e remover completamente os resíduos de tecido e produtos de limpeza que tenham acumulado em seu interior. Para isso, o site One Good Thing By Jillee ensina a fazer um procedimento completo de desinfecção e remoção de sujeira.

Você vai precisar de dois baldes de água quente a cada ciclo, um litro de água sanitária, um litro de vinagre branco de álcool e um pano de limpeza, escova ou esponja.

1º ciclo: Desinfectar

Encha a máquina com água quente. Se você não possui encanamento de água quente, deixe a máquina encher até a metade e depois complete com dois baldes com água fervente. Nessa água quente, despeje um litro de água sanitária.

Ligue a máquina na metade do ciclo completo de lavagem e deixe a solução com cloro agitar por alguns minutos. Depois desligue o ciclo e deixe a máquina descansando cheia por um hora. Volte a regular a máquina para o ciclo mais longo e espere chegar até o fim.

2º ciclo: Limpar

Encha a máquina novamente com água quente e despeje todo o vinagre. Repita a operação de agitar a água e depois deixar descansar por uma hora. Enquanto a água descansa, aproveite para molhar o pano ou esponjinha na mistura para limpar os cantinhos, botões do painel, a tampa e toda a área exterior. Limpe também o dispenser de sabão.

Se esses compartimentos que acumulam amaciante estiverem muito engordurados, faça uma limpeza mais profunda com escova, água quente e bicarbonato de sódio. Depois dessa mistura com vinagre ter descansado por uma hora, coloque no ciclo mais longo e espere terminar a lavagem.

Fonte: Bolsa de Mulher