Macarrão é uma massa produzida basicamente com água e farinha de trigo. No entanto, há diferentes tipos de farinha e ingredientes que compõem variedades de pastas. O macarrão que, normalmente, não é feito de farinha de trigo comum, é feito de sêmola, uma farinha de trigo especial que é mais granulada e de cor amarelada. Já o macarrão grano duro é produzido com a farinha de trigo proveniente do trigo durum, o tipo mais consumido fora do Brasil.

Massas Longas

Tem como seu representante mais clássico o espaguete, mas Talharim (fita mais estreita), Fettuccine (fita mais larga) Bucatini (espaguete com furo no meio) também são pastas longas bem conhecidas. Normalmente, o formato pede molhos mais líquidos como ao sugo ou à bolonhesa.

Massas Curtas

Fusilli, popularmente chamado de parafuso, Penne, Farfalle (gravatinha), Conchiglie (concha) e  Rigatoni (tubo largo) são formatos de massas curtas que acompanham bem molhos mais densos como o quatro queijos. Mas, por sua versatilidade, as pastas de formato curto também acompanham bem legumes variados e refogados, ou carnes marinadas.

Massas Instantâneas

Práticas, os macarrões instantâneos são ideais para refeições rápidas desde que você as complemente com ingredientes saudáveis para o molho e dispense o preparado pronto em pó. Além de terem dose excessiva de sal, contém outros químicos para agregar cor e sabor.

Massas Frescas

Mais facilmente reconhecidas quando recheadas, as massas frescas podem ser apresentadas na forma de Raviolini, Sorrentini, Ravióli, Canelone, Fusili, Gnocchi, Tortelli, Tagliarini e Capeleti. São ótimas na preparação de sopas, caldos e acompanhadas de molhos líquidos. Além de, claro, a produção de lasanhas.

Fonte: Bolsa de Mulher