Dividida entre tons quentes e frios, a pele negra é bem versátil e se dá bem com quase todas as cores, porém, alguns cuidados na hora de se maquiar são importantes para que o resultado não se torne uma catástrofe.

Conheça o macete para descobrir a temperatura da sua pele, além de dicas bem simples para acertar nas cores das maquiagens e valorizar a pele negra.

Como diferenciar a temperatura da pele?

Peles negras com a subtonalidade quente são aquelas com tons marrons, amarelados ou acobreados. Já as frias, são opacas e possuem tonalidade acinzentada ou azulada. Um bom truque é comparar a pele sobre um tecido de cor fria, como o prata, e a um de cor quente, como o dourado. A cor certa irá iluminar a sua pele, já a errada, fará com que ela fique apagada.

Dicas de maquiagem para pele negra

Pele

Base

Na hora de passar a base, escolha uma com a mesma cor do colo. Prefira tons terrosos e com fundos avermelhados. Se ficar em dúvida sobre a tonalidade certa no momento de comprar, não tenha vergonha e experimente no colo ou no pescoço. Muitas pessoas testam na mão, mas essa área costuma ter um tom diferente por ficar mais exposta ao sol.

Com a ajuda de um pincel específico para base, aplique o produto de dentro para fora, para que a pele fique com um efeito natural. Não se esqueça de igualar a cor no pescoço, de forma moderada.

Corretivo

Se o objetivo é disfarçar as olheiras, o ideal são os corretivos de cor amarela, pois ajudam a neutralizar a parte escura abaixo dos olhos. No caso de acnes ou manchas, use um corretivo de cor verde. Depois, para uniformizar a pele, passe um corretivo específico para pele negra. Ele pode ser aplicado com a ponta dos dedos, dando leves batidinhas.

Pó compacto

Para negras com o tom de pele quente, o ideal é o marrom mais avermelhado, já para quem tem a pele com a temperatura fria, o indicado é investir em um pó marrom acinzentado. Passe o produto com um pincel próprio para pó. Depois, tire o excesso da testa, do queixo e da bochecha. Se você ficar insegura com a cor, aposte no pó translúcido. Ele é bem fininho e quase transparente, podendo ser usado em todos os tons de pele.

Blush

Quando chegar a vez do blush, prefira tons dourados, marrons e terracota, que dão um efeito bronzeado e se destacam na pele negra. Com o pincel de blush, aplique o produto da maça do rosto para trás. Mas fique atenta, para cada tipo de rosto existe um jeito ideal de passar o produto.

Olhos

Sombra

Para peles com a temperatura quente, prefira cores como dourado, cobre e marrons de fundo quente. Já as peles com a temperatura fria pedem algo mais chamativo, como prata, azul e rosa pink. Aplique a cor escolhida no canto inteiro e esfumasse uma cor neutra mais escura, como a cor preta, no côncavo. Para dar mais brilho ao olhar, use o iluminador rente à sobrancelha.

Delineador

Ao invés de usar o delineador preto tradicional, aposte em cores mais vibrantes que se destacam, como o azul e a berinjela. O indicado é usar o produto chanfrado ou com pincel de ponta.

Boca

Batom

Cores escuras, como vermelho, vinho, pink ou laranja mais fechado, valorizam a pele negra. Para conseguir um contorno perfeito, primeiro passe um lápis de boca, começando pelo arco do cupido – o “xis” que forma o biquinho dos lábios. Depois, finalize com um batom da mesma cor. Prefira os de textura mate, que fixam melhor e duram mais tempo na boca

Fonte: Bolsa de Mulher