Você já deve ter percebido que a variedade de produtos de beleza para tratamento noturno só aumenta. Cremes de hidratação para os cabelos, unhas, pés e também para a pele do rosto são opções para cuidar do corpo durante o sono. Com tantas opções, fica difícil entender qual a fórmula mais indicada para cada caso.

Por exemplo, seria a opção de máscara noturna apenas mais uma jogada de marketing, ou ela realmente faz algo que o seu hidratante facial noturno não faz? Para desvendar esse mistério, o site Byrdie consultou uma especialista em dermatologia que ajuda a desvendar porque vale a pena investir em cremes e máscaras de tratamento noturno e, o mais importante, porque esse hábito não vai exigir muito esforço adicional.

O que é máscara noturna?

Máscaras são desenvolvidas para permanecer na pele durante horas, por isso não contêm ingredientes ativos que possam causar irritação moderada ou grave. Elas são, principalmente, indicadas para a hidratação profunda e excelentes fontes de antioxidantes que deixam a pele radiante e fresca pela manhã.

Alguns ingredientes para a pele comuns, como o ácido glicólico e ácido salicílico, segundo a dermatologista Jessica Weiser, não são recomendados que permaneçam por muito tempo no rosto. O mesmo vale se você tem alergia a fragrâncias e outros ingredientes sintéticos, ou se você tem propensão à acne. Nestes casos, recomenda-se optar por produtos específicos para peles sensíveis.

No que se difere do creme noturno?

Tudo se resume à fórmula, basicamente. Máscaras, geralmente, contêm hidratantes mais intensos combinados com outros ingredientes antienvelhecimento. “E elas estão muitas vezes em fórmulas do tipo gel para aumentar a penetração dos compostos ativos e maximizar os benefícios durante a noite”, explicou a médica.

Cremes noturnos são, normalmente, voltados especificamente para hidratar ou nutrir a pele seca ou irritada. Ambos funcionam bem para a cútis da mulher, mas têm poderes de atuação diferente, assim como os tratamentos hidratantes para os cabelos. Seu creme noturno lhe fornece a sua dose noturna de hidratação, mas você pode usar uma máscara para dormir uma ou duas vezes por semana, se quiser adicionar benefícios extras, como brilho, viço e prevenção antienvelhecimento.

Fonte: Bolsa de Mulher