A caspa é o nome popular dado à dermatite seborreica, um distúrbio inflamatório que acomete, principalmente, pessoas que têm couro cabeludo oleoso. Em casos mais graves, ela chega a causar queda de cabelo.

Surgimento da caspa

A dermatite seborreica pode surgir em qualquer época do ano, mas é mais comum no inverno porque é quando as pessoas costumam lavar menos os cabelos e tomam mais banhos com água muito quente.

A água quente é prejudicial para a saúde do couro cabeludo porque retira abruptamente a oleosidade do cabelo, o que faz com que o organismo passe a hiperproduzir óleo, obstruindo os poros, justamente a causa do surgimento de caspa.

Queda de cabelo por causa da caspa

Se você tem caspa e o seu cabelo começar a cair, não se assuste. Como os poros ficam obstruídos devido à inflamação, é comum os cabelos ficarem mais fracos e começarem a cair, mas esse problema é reversível e já apresenta melhora assim que você começar a tratar a caspa e, consequentemente, a oleosidade.

Como reverter a queda de cabelo

A dermatologista Cristiana Blattner explica que o primeiro passo é começar a lavar o cabelo todos os dias para não deixar acumular oleosidade. Se só isso não resolver o problema, passe a lavar os cabelos com shampoo anticaspa.

Se mesmo assim você sentir que a caspa não melhorou, é hora de procurar um dermatologista para que ele faça uma avaliação e indique qual o melhor tipo de tratamento para o seu caso.

Fonte: Bolsa de Mulher