por Paulo Nobuo

Crédito: Thinkstock

Irregularidade no ciclo menstrual pode ser provocada por diversos fatores e um médico precisa ser consultado para, após realização de exames, descobrir o que pode estar de errado com o seu corpo. E saiba que não são somente condições físicas podem causar o problema. Se você já ouviu dizer que menstruação atrasada pode ser efeito psicológico do medo de engravidar, saiba que o fato é verdadeiro.

Distúrbios emocionais, como estresse e ansiedade, por exemplo, são situações anormais que podem sim desencadear a liberação de hormônios em grande quantidade, o que atrapalharia o ciclo menstrual. E o medo de ficar grávida após uma relação sexual desprotegida pode deixar a mulher suscetível ao problema.

VonaUA/Shutterstock

Isso ocorre em parte porque o sistema nervoso central possui ligação com o sistema reprodutivo, que sofre o impacto quando o organismo está sob situação de estresse e alterações emocionais.

Além do fator emocional, outros fatores podem provocar atraso no ciclo, como uso prolongado de anticoncepcional, obesidade, menopausa, ingestão de determinados medicamentos ou doenças como ovários policísticos ou hipo e hipertireoidismo.

Efeitos do ciclo menstrual: 

Fonte: Bolsa de Mulher