por Paulo Nobuo

Roman Prishenko/Shutterstock

Mulheres que percebem discretos atrasos na menstruação ou mesmo passam meses sem ovular precisam saber que o fato, muitas vezes ignorado, precisa ser investigado e relatado ao ginecologista, já que pode estar relacionado a condições mais complexas, como a Síndrome de Ovário Policístico.

Um dos sintomas mais claros do problema é, justamente, a alteração do ciclo menstrual causada pela ausência da ovulação. Por isso é importante sempre marcar a data da menstruação em um calendário e observar todo mês se ocorre um atraso.

Thinkstock

A Síndrome dos Ovários Policísticos é a desordem endócrina mais comum em mulheres de idade fértil. Além da menstruação irregular, o problema pode provocar ganho de peso, já que tanto a elevação da insulina, quanto dos hormônios sexuais, predispõe que a mulher engorde com mais facilidade.

Outro problema bastante comum relacionado à Síndrome dos Ovários Policísticos é o aparecimento de acne, que ocorre por causa da ação dos hormônios andrógenos sobre as glândulas sebáceas ligadas aos pelos. Além disso, se você nota aumento de pelos em regiões como axilas, genitália e rosto, saiba que esses podem ser sintomas da síndrome. 

Efeitos do ciclo menstrual: 

Fonte: Bolsa de Mulher