VonaUA/Shutterstock

Um ciclo menstrual considerado clinicamente normal dura 28 dias, contando o primeiro dia como aquele em que a menstruação vem e o último exatamente um dia antes da próxima menstruação. Em alguns casos, no entanto, dentro deste período uma mulher pode menstruar duas vezes e as causas devem ser investigadas.

Desde a primeira menstruação é recomendável que a mulher crie um hábito de anotar a data de início e fim do ciclo para descobrir se ele é irregular e não segue um padrão. Se existir uma grande variação entre os períodos de sangramento pode ser, de fato, sinal de infertilidade, já que pode ocorrer comprometimento da ovulação.

Roman Prishenko/Shutterstock

Exames e consultas médicas são essenciais para descobrir as causas do ciclo irregular, que podem ser desde síndrome dos ovários policísticos, até doenças na glândula tireoide, pólipos endometriais e miomas, entre outros males. Até mesmo a obesidade, o emagrecimento excessivo ou a prática de exercícios abusiva podem comprometer a menstruação.

Vale ainda lembrar que outras causas precisam ser descartadas antes de se preocupar. Segundo o ginecologista Domingos Mantelli, a suposta menstruação pode ser, na verdade, um machucado no colo do útero ocorrido durante a penetração do pênis no sexo, levando a um sangramento. A mulher então, segundo o especialista, confunde achando que teve duas menstruações no mês. 

Efeitos do ciclo menstrual: 

Fonte: Bolsa de Mulher