Gabriela Insuratelu/Shutterstock

Quem tem filhos pequenos sabem que tombos e tropeços nos primeiros anos de vida são tão comuns quanto inevitáveis. Agitadas, mas com pouca noção de equilíbrio, crianças se arriscam destemidas deixando pais preocupados com as constantes quedas. Para evitar o pânico e tomar atitudes corretas, vale então conhecer os primeiros socorros em casos de acidentes do tipo.

Quando uma criança cai e bate a cabeça, um galo pode aparecer imediatamente e, ao contrário do que muitos pais acreditam, a região não deve ser massageada ou esfregada com as mãos, pois o calor pode piorar a situação. Neste caso, o melhor é justamente fazer um compressa com gelo, usando um pano e nunca colocando o cubinho em contato direto com a pele para evitar queimaduras.

TinnaPong/Shutterstock

Ainda sobre machucados na cabeça, depois do golpe os pais devem ficar atentos ao comportamento dos filhos. Procure um pronto-socorro se a criança apresentar náuseas, convulsões, choro constante, sonolência ou mesmo surgimento de sangue pelo nariz ou ouvidos.

No caso de leões nos braços e pernas em decorrência de tombos, os pais devem verificar se há inchaço na área, que pode indicar fratura de ossos. Caso isso ocorra, procure imediatamente um pronto-socorro.

Proteção contra germes e vírus: 

Fonte: Bolsa de Mulher