Amaciante é necessário para deixar as roupas com toque suave, certo? É o que todos acreditam. Porém, ao contrário do seu objetivo inicial que é amaciar as roupas e deixar as toalhas bem fofinhas, a dica é nunca usar muito amaciante nem sabão  produtos, pois em grande quantidade acabam deixando os tecidos endurecidos.

Todo mundo usa amaciante para conferir um aroma gostoso às suas roupas, porém pode estar danificando as peças aos poucos. O produto, carregado de químicos, é abrasivo ao tecido e, na maioria das vezes, é usado em quantidade muito maior do que o necessário.

Quantidade ideal

Para o amaciante industrializado, normalmente, a tampa é usada como medidor. Uma tampa cheia é o bastante para uma lavada normal. Coloque meia tampa a mais apenas se desejar maciez adicional ou para grandes quantidades de roupa.

Além disso, a consistência do amaciante industrializado faz diferença. Aqueles que possuem consistência mais apurada podem ser diluídos em água ou utilizados em menor quantidade. Tanto que não devem ser aplicados nunca diretamente sobre as roupas porque possuem, em geral, pigmentos que podem manchar as roupas. O melhor é diluir em água antes.

Usar o vinagre como amaciante também é uma ótima opção para evitar o desgaste das peças ou para quem é alérgico aos componentes dos amaciantes industrializados. Substitua o amaciante pelo vinagre de álcool. Basta colocar 200ml no enxágue final. O cheiro evapora e desaparece na etapa de secagem.

Fonte: Bolsa de Mulher